O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Festa de Nossa Senhora do Rosário celebrada em Riograndina

Riograndina, segundo distrito de Nova Friburgo fica situado no vale do Rio Grande. Em 25 de janeiro de 1924 foi desmembrado da sede do município, com a denominação de Estação do Rio Grande. Não se sabe o motivo, mas este nome não agradava aos lavradores locais. Em razão disso, no ano de 1943, o prefeito Dante Laginestra realizou uma reunião com os moradores do distrito para dar outro nome à localidade. De acordo com a memória oral Artur Pereira Borges sugeriu o nome de Bica do Conde, em homenagem ao Conde de Nova Friburgo. Outra proposta foi de que se chamasse Rio de Baixo. Rejeitadas ambas as proposições se chegou ao consenso de chamar o distrito de Riograndina em alusão ao Rio Grande, o rio mais importante do município e que passa pelas suas terras.

Riograndina por Henschel e Benque, foto 1. Acervo BN
Riograndina por Henschel e Benque, foto 1. Acervo BN

Na década de 1920, a população do município era de aproximadamente 26.032 habitantes e a maior parte vivia na área rural. Em Riograndina habitavam as famílias Cantelmo, Barrada, Feiteira, Saraiva, Pestana, Silva, Veloso, Lourenço, Borges e Chabdaux. As terras banhados pelo Rio Grande fizeram da região um importante produtor de milho, feijão, mandioca, entre outras culturas. Alguns produtores rurais cultivavam frutas e flores de corte, notadamente de cravos e que deu o título ao município de cidade dos cravos. A produção agrícola era tão significativa que mereceu uma estação de trem, a Estação do Rio Grande inaugurada em 1° de maio de 1876, três anos depois que a linha férrea chegou a Nova Friburgo.

Família Saraiva na Estação do Rio Grande. Acervo pessoal
Família Saraiva na Estação do Rio Grande. Acervo pessoal

Após uma parada na Estação do Rio Grande o trem passava por Banquete, Bom Jardim, Monnerat, Cordeiro, Cantagalo, Euclidelândia, Boa Sorte, Laranjais, Batatal, Itaocara, Macuco e Portela. Os vagões da locomotiva eram abastecidos com produtos da lavoura de Riograndina que seguiam para o Rio de Janeiro. A Estação do Rio Grande é a única do século 19 que restou no município, inclusive com a ponte de ferro. Já a ponte que passava sobre o rio Bengala foi desmontada.

Riograndina por Henschel e Benque, foto 2. Acervo BN
Riograndina por Henschel e Benque, foto 2. Acervo BN

Em dezembro de 1873, o fotógrafo Albert Henschel que acompanhava o Imperador D. Pedro II em Nova Friburgo, por ocasião da inauguração da linha férrea, fez 3 fotos de Riograndina. Isto demonstra a importância deste distrito agrícola. As outras localidades de Nova Friburgo fotografadas por Henschel não mereceram tantos registros. O distrito tem devoção a Nossa Senhora do Rosário que ganhou uma belíssima capela na localidade. Tudo indica que inicialmente os ofícios eram realizados pelos padres Jesuítas do colégio Anchieta. Ao longo do tempo a capela sofreu intervenções arquitetônicas descaracterizando o projeto inicial. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário foi fundada em 16 de janeiro de 2002, atualmente sob a direção do padre diocesano Roberto José Pinto.

Riograndina tem devoção a N S do Rosário. Acervo paróquia
Riograndina tem devoção a N S do Rosário. Acervo paróquia

Nossa Senhora do Rosário é um título atribuído a Nossa Senhora, quando apareceu diante do frei dominicano São Domingos de Gusmão no mosteiro de Prouille, na França, no século 13, entregando-lhe um rosário. A Igreja Católica celebra esta aparição no dia 07 de outubro. O padre Roberto organiza com muito entusiasmo a festa da padroeira, que ocorre no período de 04 a 08 de outubro.

Padre Roberto em uma celebração na festa da padroeira. Acervo paróquia.
Padre Roberto em uma celebração na festa da padroeira. Acervo paróquia.

Considerada uma das celebrações mais animadas do município, a programação tradicionalmente se divide em práticas religiosas e mundanas. As espirituais são missas todos os dias, procissão e a coroação. Já na parte social são erguidas barraquinhas com a venda de alimentos e bebidas, de recreação, shows e a exposição de carros antigos. Vale a pena participar dos animados festejos do mais acolhedor distrito rural de Nova Friburgo.

Riograndina por Henschel e Benque, foto 3. Acervo BN
Riograndina por Henschel e Benque, foto 3. Acervo BN
Veja também
error: Content is protected !!