O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Documentários da historiadora Janaína Botelho no Serra News

SÃO SEBASTIÃO DO ALTO, A MESOPOTÂMIA FLUMINENSE

Localizado entre os rios Grande e Negro, São Sebastião do Alto tem o privilégio de desfrutar desta localização geográfica. Em contrapartida, um dos seus distritos, Valão do Barro é considerado um dos mais violentos do Estado do Rio de Janeiro. Fomos conhecer a história deste distrito.

A GOIABADA E AS HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

Documentário sobre a elaboração da tradicional goiabada pelas famílias Carriello e Shottz, descendentes de imigrantes italianos e de colonos alemães nas regiões serrana e noroeste fluminense.

PROJETO PIABANHA: O BERÇÁRIO DAS ESPÉCIES AMEAÇADAS

Documentário sobre o Projeto Piabanha, no município de Itaocara, no Noroeste Fluminense, que promove a recuperação das espécies ameaçadas de extinção da bacia do Rio Paraíba do Sul.

CULTURA DE COGUMELOS EM NOVA FRIBURGO

Este documentário mostra o processo de produção de cogumelos na localidade de Galdinópolis, distrito de Lumiar, em Nova Friburgo. Informações sobre a forma de cultivo de um produto que ganha cada vez mais espaço na gastronomia nacional.

A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS PARA A CULTURA DO CAFÉ

O documentário mostra a devastação ambiental na Região Serrana do Rio em razão da destruição da Mata Atlântica para o plantio do café durante o século 19. A degradação do meio ambiente modificou o regime de chuvas alterando a sua regularidade e gerando longos períodos de seca.

OS CARRIELLO DE JAGUAREMBÉ: A PRODUÇÃO RURAL DE ITAOCARA

Documentário sobre a rotina de trabalho de um agricultor de médio porte, descendente de imigrantes italianos, na localidade de Jaguarembé, distrito de Itaocara. Região outrora produtora de café, os proprietários rurais buscam formas alternativas como a lavoura de legumes e frutas. História, atualidade e uma belíssima paisagem rural.

CARRO DE BOI: O VELHO E FIEL COMPANHEIRO DE TRABALHO

Na história da humanidade, desde as primeiras civilizações, o carro de bois era indispensável na lavoura bem como no transporte de materiais e pessoas. Entrevistamos vários carreiros na Região Serrana do Rio que nos relatam fatos pitorescos na relação entre o homem e o boi.

HISTÓRIA E PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CACHAÇA DA QUINTA EM CARMO

A Cachaça da Quinta é produzida no município do Carmo, sendo um dos destilados mais premiados internacionalmente, produzido na Fazenda da Quinta. Fomos a esta propriedade conferir todo o processo de fabricação desta renomada cachaça. A receita desse destilado remonta ao século 19.

FAZENDA SANTA INÊS: TRABALHO E FÉ

Este documentário mostra os diversos ciclos econômicos pelo qual passou uma propriedade rural em Miracema, entre os séculos 19 e 20, além de descobertas arqueológicas dos índios Puri e fenômenos de aparições de Nossa Senhora.

HISTÓRIA DO ENGENHO CENTRAL LARANJEIRAS, EM ITAOCARA

Dando sequência a série de documentários fascinantes sobre a nossa região, o Serra News mostra a história do Engenho Central Laranjeiras, que remonta ao final do século 19. Foi de propriedade de quatro gerações de usineiros de uma mesma família. Localizado em Itaocara, centralizava a produção de açúcar na região e possuía até mesmo uma moeda própria que circulava no município.

O CAFÉ DE MONTANHA DA FAMÍLIA ERTHAL: DESDE 1824 ATÉ OS DIAS ATUAIS

Uma narrativa desde o patriarca Joseph Erthal, colono alemão que veio para Nova Friburgo em 1824, até os dias de hoje com Miguel Erthal. O documentário mostra a história desta família no plantio do café de montanha em Bom Jardim e Duas Barras.

O DRAMA DOS PESCADORES DO PARAÍBA DO SUL EM RAZÃO DA POLUIÇÃO PROVOCADA PELAS INDÚSTRIAS

Dando sequência a série de documentários sobre a nossa região, vamos mostrar o drama vivido pelos pescadores que vivem do pescado em razão da poluição do Rio Paraíba do Sul provocada pelas indústrias. Nos deslocamos até São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo, para mostrar testemunhos inéditos e uma paisagem lindíssima do principal rio da região.

OS PURI E COROADO: OS POVOS INDÍGENAS DA SERRA FLUMINENSE

Dando sequência na série de documentários fascinantes sobre a história regional, apresentamos os Puri e Coroado, povos indígenas que habitavam a região serrana e noroeste fluminense, onde havia igualmente os Koropó e Goytaká. As duas etnias Puri e Coroado atualmente formam um mesmo povo compartilhando a língua e a cultura. Ocuparam toda a região banhada pela bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

UMA VISITA A FAZENDA SANT’ANA: APOGEU DO CAFÉ NA REGIÃO

A história da Fazenda Sant’Ana em Cantagalo é um exemplo clássico da forma como se deu a transferência de propriedades rurais dos decadentes barões de café para os descendentes de colonos suíços. Um grupo de suíços visitou esta fazenda onde foi inaugurado o Centro de Memória Martin Nicoulin.

NELORE LEMGRUBER: A HISTÓRIA DOS LEMGRUBER NO ESTADO DO RJ

Dando sequência na série de longas-metragens no Serra News, este documentário vai mostrar a história dos Lemgruber, imigrantes suíços que vieram para Cantagalo, no início do século 19. Importaram o zebu ongole da Índia e desenvolveram a criação deste gado na Fazenda Santo Antônio de Sapucaia, dando início à atividade econômica da pecuária no Estado do Rio de Janeiro.

CAMINHO DAS ÁGUAS: DO CALEDÔNIA A ATAFONA

Para onde vão as águas de Nova Friburgo?! Este documentário apresenta a Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios, iniciando no maciço do Caledônia, em Nova Friburgo, mostrando a trajetória dos rios em diversos municípios e seus encontros até finalmente alcançar Atafona, em São João da Barra. Apresenta igualmente as relações do homem com os recursos hídricos e demonstra como a bacia hidrográfica é fundamental para a agricultura, indústria, pecuária, geração de energia e para a sobrevivência dos indivíduos em seu cotidiano. A apresentação e pesquisa é da historiadora Janaína Botelho.


Janaína Botelho – Serra News

Veja também
error: Content is protected !!