EUA confirma ataque à Venezuela e captura de Nicolás Maduro
Suposta foto da prisão é divulgada.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo norte-americano realizou um ataque contra a Venezuela e capturou o ditador Nicolás Maduro. A declaração foi feita no sábado (3/1), por meio da rede Truth Social.
Segundo Trump, Maduro e a esposa, Cilia Flores, teriam sido retirados do país por via aérea após uma operação em larga escala. O ex-presidente norte-americano disse ainda que o ataque atingiu a capital Caracas e contou com a atuação das forças de segurança dos EUA.
Ver essa foto no Instagram
Durante a madrugada, moradores relataram explosões em diferentes regiões da Venezuela, incluindo Caracas. O governo venezuelano decretou estado de emergência e classificou a ação como “agressão militar” promovida pelos Estados Unidos.
Em comunicado oficial, o regime de Maduro convocou a população a reagir e afirmou que a ofensiva pode levar a América Latina ao caos. Ataques teriam sido registrados também nos estados de Miranda, La Guaira e Aragua.
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, declarou que o governo não tem informações sobre o paradeiro de Maduro e da primeira-dama. Ela exigiu do governo dos EUA uma “prova de vida imediata” do presidente venezuelano.
Nicolás Maduro é acusado pelos EUA de narcoterrorismo, conspiração para tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção, sob a alegação de envolvimento com o chamado “Cartel de los Soles”, organização que, segundo Washington, facilita o envio de cocaína para o território norte-americano.





