Tarcísio Zanon, de Cantagalo, vibra com título da Viradouro no Carnaval do Rio

A Unidos do Viradouro foi a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. O anúncio ocorreu durante a apuração das notas nesta quarta-feira (18/02), na Marquês de Sapucaí.
Entre os protagonistas da vitória está Tarcísio Zanon, carnavalesco natural do distrito de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo, que conquistou o tricampeonato pela agremiação. “É uma emoção indescritível ver o trabalho de toda a escola ser reconhecido”, afirmou o carnavalesco cantagalense, que este ano perdeu o pai, um homem apaixonado pelo filho e pelo Carnaval.
O desfile da Viradouro ocorreu na segunda noite de desfiles na Sapucaí e trouxe o enredo “Pra cima, Ciça!”, uma homenagem em vida a Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça, de 69 anos, comandante da bateria. A escola emocionou o público com o retorno de Juliana Paes ao posto de rainha de bateria após 18 anos, entrando na avenida de mãos dadas com Ciça em um dos momentos mais icônicos do Carnaval.
Ver essa foto no Instagram
A apresentação destacou a história da escola, desde sua fundação, incluindo uma releitura do icônico carro do xadrez, com a bateria posicionada no alto da alegoria, arrancando aplausos de público e jurados. A Viradouro gabaritou todos os 9 quesitos e fechou a apuração com 270 pontos, sendo que dois 9,9 — em Fantasias e Samba-enredo — foram descartados.
O vice-campeonato ficou com a Beija-Flor de Nilópolis, com 269,9 pontos, seguida pela Vila Isabel, que somou o mesmo total, mas terminou em 3º no critério de desempate, o quesito Harmonia. Também estarão presentes no Desfile das Campeãs, marcado para sábado (21/02), o Salgueiro (4º, 269,7), a Imperatriz (5º, 269,4) e a Mangueira (6º, 269,2).
A Acadêmicos de Niterói, que gerou grande polêmica no Carnaval 2026 do Rio de Janeiro ao homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu desfile, terminou na última colocação com 264,6 pontos e foi rebaixada para a Série Ouro.
O Desfile das Campeãs reunirá as seis melhores escolas do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, em mais uma celebração da cultura e tradição do Carnaval carioca.
Ver essa foto no Instagram





