Professor de Duas Barras concorre a prêmio nacional com projeto de inclusão e sustentabilidade

Um professor apaixonado por educação e transformação social está levando o nome de Duas Barras para todo o país. Marcelo da Graça conquistou o primeiro lugar na etapa estadual do 3º Prêmio Educador Transformador, promovido pelo SEBRAE, na categoria Inclusão e Sustentabilidade na Educação, e agora disputa a etapa nacional.
O reconhecimento veio por meio do projeto Orquestra Experimental Sustentável, desenvolvido com alunos da Escola Municipal Ex-Combatente Amancio Pinto. A iniciativa une música, educação, cultura e sustentabilidade como instrumentos de inclusão social, formação cidadã e valorização do território, mostrando que a escola pode ser um espaço vivo de transformação.
A Orquestra Experimental Sustentável tem se consolidado como exemplo inspirador no estado e já se apresentou, inclusive, no Teatro do Rio de Janeiro. Mais do que um projeto musical, promove autoestima, disciplina e consciência ambiental entre crianças e adolescentes, utilizando instrumentos confeccionados com materiais recicláveis.
Na etapa estadual do 3º Prêmio Educador Transformador, Marcelo da Graça ficou em 1º lugar, o resultado saiu no início de fevereiro. Em seguida, ficaram Aracy Cristina Kenupp Bastos Marcelino, de Teresópolis, na 2ª colocação, e Lilian Leal Araujo Paiva, de Niterói, em 3º lugar.
Agora, o professor se prepara para a etapa nacional do prêmio, que acontecerá em maio. A Orquestra Experimental Sustentável representará Duas Barras entre os melhores projetos educacionais do Brasil. “Sempre valeu a pena”, destacou Marcelo ao comentar a conquista.
Ver essa foto no Instagram





