O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Empresas fecham as portas em Cantagalo e migram para Cordeiro

Em menos de um ano, Cantagalo (RJ) perdeu aproximadamente dez empresas, entre micro, pequeno, médio e grande porte. Entretanto, novas empresas também vieram abrir as portas na cidade, segundo um levantamento feito pelo portal @serranewsrj.

Lojas fechadas em Cantagalo

De maio de 2023 até fevereiro de 2024, Cantagalo perdeu as empresas: Bazar Santa Rita, Boutique Zem, Irmãos Richa & Cia, Loja da Michelle França, Kaio Cezar Bike Shop, Quitanda do Tião e Evosolar.

Pelo menos outras três empresas pensam em fechar as portas no Centro da cidade ainda este ano – duas de médio porte e outra de pequeno. A maioria das empresas que fecham em Cantagalo (RJ) optam por migrar para o comércio da cidade vizinha Cordeiro (RJ).

A falta de incentivos no setor, a crise política e moral que a cidade vive, além das altas taxas e alugueis hipervalorizados – em detrimento com a arrecadação das empresas – em um comércio que não é considerado ‘aquecido’, são alguns dos fatores que contribuem para o fechamento local de empresas.

A nível macro, segundo especialistas em economia, outros motivos pelo fechamento de lojas pode ser devido a falta de planejamento do negócio, falta de conhecimentos de gestão, marketing ineficiente, além do panorama econômico instável e os desafios enfrentados pelos empreendedores.

Lojas abertas em Cantagalo:

De acordo com um levantamento feito pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan), apesar do número de empresas que fecharam, nos últimos meses mais empresas abriram do que fecharam na cidade:

Cacau Show, Top Biju, Grid Auto Peças, Odonto Company, Burguer Grill, Padaria Empório do Pão, Hortifruti Mais Sabor, Oficina das Tintas, Empório do Café, Liven Estúdio Odontológico, L Car Veículos, Henrique Fasciotti (Tatuador) e Caspary e Zanon Ltda (Produtora de Eventos).

Empresas no Brasil

Em um cenário econômico desafiador, o Brasil testemunhou o fechamento de um número alarmante de empresas ao longo de 2023. De acordo com o Mapa de Empresas, uma iniciativa do governo federal, um total de 2.153.840 empresas encerraram suas atividades durante o ano. Isso representa um aumento de 25,7% em relação a 2022, quando 1.712.993 companhias encerraram suas operações.

Os dados apontam que as microempresas e empresas de pequeno porte foram as mais afetadas, com 2.049.622 e 49.631 empresas extintas, respectivamente. O panorama econômico instável e os desafios enfrentados pelos pequenos negócios contribuíram significativamente para essa estatística preocupante.

Entre janeiro e novembro do ano passado, um total de 670 empresas decretaram falência, sendo a maioria delas micro e pequenas empresas. Além disso, outras 1,3 mil empresas buscaram proteção através do pedido de recuperação judicial, de acordo com informações da Serasa.

Após 20 anos, boutique de roupas fecha as portas em Cantagalo

Irmãos Richa & Cia: comércio centenário fecha as portas em Cantagalo

Veja também
error: Content is protected !!