O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

João da Silva França: um empreendedor à frente da Aciacan

‘Todos nós somos empreendedores. A vontade de criar coisas está em nosso DNA.” (Reid Hoffman). E João França é uma prova disso. Em vez de falar muito, ele deu o primeiro passo. Claro, vieram desafios e obstáculos. E daí? Nem sempre foi perfeição. Mas ele não desistiu. Corrigiu, melhorou… Conseguiu!

O empresário cantagalense João da Silva França foi eleito presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Cantagalo, mais conhecida pela sigla Aciacan, em abril findo. Imediatamente à posse da diretoria, França passou a promover ações que têm reflexos no desenvolvimento socioeconômico de Cantagalo e região. Integram a Diretoria, na vice-presidência, Josiany Beaclair Folly Azevedo (Drogaria JK); diretor de Comércio e Indústria, José Alfeu Noronha Júnior – Piri (Salão de Cabeleireiro); no setor Agropecuário, o empresário Rogério Fialho Silveira Luz (Rações d’Conde).

João França, como é conhecido, é cantagalense de São Sebastião do Paraíba, onde nasceu há pouco mais de setenta anos − 28 de julho de 1950 −, na fazenda São João. É filho da tradicional família paraíbana Curty França −  Helena Palma Silva França e João Baptista Curty França. Foi criado ao lado de quatro irmãos: Maria do Carmo França Veloso, Lucy França Mello, Neusa França Guimarães      e   Helenio Roberto Silva França.

Vila São Sebastião do Paraíba (Acervo Municípios Rio)
Vila São Sebastião do Paraíba (Acervo Municípios Rio)

Em São Sebastião do Paraíba, banhado em sua extensão pelo Rio Paraíba do Sul, realizou seus estudos iniciais – o então curso primário, correspondendo, a partir da lei de diretrizes e bases educacionais, identificada por LDB – na Escola de Homero Ecard, no início dos anos 60. Como a vila não oferecesse, à época, condições de continuar seus estudos no antigo curso ginasial, seus pais providenciaram, em 1964, a mudança para a cidade de Cantagalo.

No Colégio Cenecista Euclides da Cunha, mantido pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC – na rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, realizou seus estudos na educação básica: ginasial e curso de Técnico em Contabilidade. Este, todavia, foi completado em Nova Friburgo, no antigo Colégio Cêfel. Esse curso credenciou João França como professor de Matemática Comercial, por cinco anos, no Colégio Cenecista. Em 1969 seus pais mudaram para Nova Friburgo.

WhatsApp Image 2023 06 21 at 16.16.02

Adulto, João resolveu criar uma família. Casou-se com Vera Lúcia, em 1975, que conheceu em Nova Friburgo. Dessa união, nasceram três filhos: Ubiratan, que cuida da loja Tipocan, em Cordeiro; Manuella, médica veterinária em Cantagalo; e Igor, que é o atual proprietário da papelaria Tipocan, em Cantagalo. E os filhos lhe deram seis netos: Giovana, Larissa, Hosanna, Clarisse, Guilherme e Estevão,  alegria e carinho do casal João e Vera Lúcia, nos anos da maturidade.

Ainda em Nova Friburgo, iniciou seus estudos em nível superior na Faculdade Santa Dorotéia, na área de Matemática. Trancou a matrícula ao concluir o terceiro período, a fim de trabalhar para ajudar nas despesas da família. Mas não retornou aos estudos. A vontade de criar a sua independência financeira conduziu-o a novos caminhos.

Na capital da região serrana fluminense, iniciou a sua jornada de empreendedor. Em 1969, junto com Hilton de Oliveira, montou a primeira fábrica de carimbos de Nova Friburgo. Adquiriu uma gráfica, que implementou com sucesso. Quando veio estudar em Cantagalo, começou a trabalhar na Imprensa Fênix, do Sr. Juvenal Goulart. Sua primeira carteira de trabalho foi a do Trabalhador Menor, já como tipógrafo. Essa experiência contribuiu para o êxito de França em suas incursões pelo mundo gráfico.

Aciacan promove Café da Manhã com a Imprensa em Cantagalo
Aciacan promove Café da Manhã com a Imprensa em Cantagalo

Com a sua experiência e formação profissional na área gráfica, fundou, em 1973, com seu irmão Helenio, e Fernando Sauerbronn, a Tipografia Cantagalo − Tipocan, que está em funcionamento até a presente data. Criou, em seguida, a Tipocan-papelaria, a mais completa de Cantagalo, hoje sob a direção do filho Igor.

Antônio Carlos Gonçalves (Tontal) - vereador e prefeito de Cantagalo (Acervo da Câmara Municipal de Cantagalo.
Antônio Carlos Gonçalves (Tontal) – vereador e prefeito de Cantagalo (Acervo da Câmara Municipal de Cantagalo.

Com seu prestígio de empreendedor vitorioso, chamou a atenção do jovem político Carlos Antônio Gonçalves (1941/1992), mais conhecido como Tontal. Este foi vereador por  dois mandatos consecutivos (1963/1966; 1967/1970) e eleito prefeito de Cantagalo, em 1970. Era neto e herdeiro político do coronel Manoel Marcelino de Paula. João França aceitou o convite de Tontal. Candidatou-se e foi eleito vereador nas eleições de 1976.

França retornou à vida pública em 1997, agora a convite do prefeito Wilder Sebastião de Paula, para ocupar a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esportes, Certames e Lazer. Como Secretário, movimentou essa área tão densa, que engloba seis setores da economia, ora resumido: criou a Comissão Municipal de Emprego, com a parceria do Sebrae e do Sesi; qualificou mais de novecentos trabalhadores; no turismo, cumpriu as metas de Município com Potencial Turístico (MPT) conseguindo o selo da     Embratur nos quatro anos de gestão; conseguiu mapear a gruta Novo Tempo, no distrito de Boa Sorte, descoberta pelo jornalista Sebastião Carvalho, em parceria com o Departamento de Recursos Minerais (DRM); no esporte, criou o Fest Verão, realizado uma semana antes do carnaval; em parceria com o Banco do Brasil, construiu a quadra de esportes da vila de Santa Rita da Floresta, além de iniciar a construção da quadra de Boa Sorte; com recursos da Prefeitura levou esse empreendimento esportivo para São Sebastião do Paraíba e, em nossa cidade, no bairro Santo Antônio, denominada Rômulo de Oliveira; reiniciou os campeonatos municipais de futebol, além de criar escolinhas de futebol nas vilas e na cidade. Realça três assessores importantes na sua gestão: Eny Baptista, na Cultura; Marise de Oliveira, no Esporte; e Rafael Carvalhaes, em  Certames e Lazer.

Tendo em vista o seu prestígio como empresário, chegou a presidir o Rotary Club de Cantagalo. Nessa qualidade, conseguiu a doação de terreno para a construção da Casa da Amizade. Presidiu, por dois mandatos, o Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Cantagalo.

Na área de construção de imóveis formou dois grupos em condomínio. Dessa parceria, surgiram dois edifícios em Cantagalo. Em 1989, o edifício Rosário, sendo o gestor do empreendimento; em 2016, o edifício Ruth Farah, também como gestor.

João França soube fazer, na prática, o que indicava Golda Meir, fundadora e Primeira Ministra do Estado de Israel:  “transformar cada pequena  centelha de possibilidade em chamas de realização”.

WhatsApp Image 2023 06 21 at 16.21.34

João França fala, com entusiasmo e paixão, dos projetos que está desenvolvendo à frente da Aciacan: apoio ao turismo religioso, como a iniciativa do programa Passos da Fé, a peregrinação de romeiros ligados às igrejas da Diocese de Nova Friburgo à Igreja do Santuário do Santíssimo Sacramento; redução, pela Caixa Econômica, em 30% da taxa de juros para as empresas associadas à Aciacan; plano de saúde da Unimed para os produtores rurais e adoção do plano comunitário; apoio à Sociedade Musical 15 de Novembro para a recomposição da banda, com a formação de novos músicos; apoio ao evento Desafio do Galo, a prova mais desafiadora de Mountain Bike no Brasil, a ser realizada neste 25 de junho, em Cantagalo; ações junto ao Sebrae em apoio às pequenas empresas, com estímulo ao empreendedorismo. Na área associativa, sua meta é atingir duzentos associados para a Aciacan, até o final deste ano.

Desafio do Galo - Trilha de Mountain Bike
Desafio do Galo – Trilha de Mountain Bike

A Aciacan vive novos tempos com a diretoria atual, sob a liderança do empresário João França. O apoio da sociedade cantagalense, dos poderes públicos e, em particular, dos empresários das áreas profissionais é indispensável ao pleno êxito dos projetos e planos que França está realizando. A longa e profícua experiência dele é o seu cartão de crédito de empreendedor e líder empresarial.¨

Veja também
error: Content is protected !!