O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Até 2033, todos os bairros de Cordeiro terão coleta e tratamento de esgoto

Até 2033, todos os bairros de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, terão rede de coleta e tratamento de esgoto. O bairro Rodolfo Gonçalves é um dos primeiros da região a ter o serviço de coleta e tratamento de esgoto realizado pela Águas do Rio. A tarifa de esgoto é cobrada 100% sobre a tarifa de água.

Segundo a concessionária, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no mesmo bairro, trata diariamente 640 mil litros de esgoto, evitando assim o despejo incorreto e a poluição dos rios. Semanalmente, é realizada a manutenção preventiva , em toda a extensão do sistema.

Toda semana é comum os moradores do bairro Rodolfo Gonçalves, em Cordeiro, verem o motorista João Carvalho e o ajudante Rafael Wernech passando pelas ruas com o caminhão vacol. Eles são responsáveis por fazer a manutenção preventiva dos poços de visita (PV), pontos de acesso à rede, em toda a extensão do sistema de coleta de esgoto do bairro.

Segundo Rafael, é feita a sucção do material sólido que acumula nos poços e a limpeza dos pontos coletores para garantir o fluxo na rede até a ETE. O motorista João acredita que o trabalho da dupla é fundamental para garantir o bom funcionamento de todo o sistema e para que os moradores não tenham transtornos.

“A gente encontra de tudo PVs, as pessoas precisam evitar jogar objetos nos ralos, nos vasos sanitários, como cabelo, sacolas, pois podem entupir o esgoto e ocorrer transbordamentos, retornando às casas. Vale lembrar também que os poços de visita são áreas de serviço e apenas os funcionários da concessionária podem acessá-los”, explicou.

População de Cordeiro é a única da região que paga tarifa de esgoto

Veja também
error: Content is protected !!