O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Diminuição da temperatura abre temporada das viroses

A aproximação das estações mais frias é motivo de atenção com a saúde. O clima esfria, e já se manifestam as conhecidas viroses. A explicação para o aumento das doenças respiratórias transmissíveis no inverno, que afetam principalmente as crianças e idosos, é a diminuição da resistência das vias respiratórias. Com isso, elas ficam mais suscetíveis à entrada de vírus e sujeitas a uma nova infecção.

Mas, neste ano, mais um fator pode contribuir com o aumento do número de casos das doenças típicas da época. Depois de dois anos de confinamento e do uso de máscaras, por conta da pandemia da Covid-19, a flexibilização acontecendo justamente nessa época, deixa o setor da saúde em alerta, devido ao alto risco de contaminação.

Entre as principais doenças de inverno estão gripe, bronquite, bronquiolite (inflamação nos bronquíolos), otites (infecções no ouvido), laringite e pneumonia (além da Covid-19 que ainda é uma realidade entre nós). O mesmo vírus pode se manifestar de diferentes formas nos pacientes. Os sintomas mais comuns são tosse seca ou com secreção, coriza, congestão nasal e febre. Dependendo do paciente, o padrão respiratório pode ser alterado e surgir falta de ar, deixando-o mais ofegante.

Prevenção

  • Manter ambientes ventilados;
  • Ingerir líquidos;
  • Alimentar-se de forma balanceada e diversificada;
  • Evitar aglomerações;
  • Usar máscara (quem estiver com sintomas);
  • Vacinar contra a gripe.
Veja também
error: Content is protected !!