Capivara com armadilha presa ao corpo é resgatada em Nova Friburgo

Após uma semana de mobilização, a capivara que circulava com um arame preso ao corpo no Rio Bengalas, em Nova Friburgo, foi resgatada na manhã de terça-feira (8/7). O animal vinha sendo visto nas proximidades do CEFET e foi capturado por uma força-tarefa com bombeiros, guarda-parques, veterinário, equipe do Inea e voluntários.
Ver essa foto no Instagram
Leia também
Segundo os responsáveis pelo resgate, o material preso ao dorso da capivara era provavelmente parte de uma armadilha. O animal teria escapado da estrutura, mas ficou com o fio enrolado ao corpo. Durante a ação, a equipe conseguiu cortar o arame que causava ferimentos.
De acordo com Djalma Januzzi, gerente de guarda-parques do Inea, a capivara está saudável e possui filhotes. Por isso, foi devolvida ao ambiente natural logo após a retirada do fio. A operação foi considerada bem-sucedida e fruto de um esforço coletivo.
A soltura aconteceu no próprio local do resgate, já que o animal não apresentava ferimentos graves. Os voluntários relataram dificuldades na abordagem. O uso de tranquilizantes chegou a ser cogitado, mas não foi necessário na ação final.