MPRJ apura suposto esquema em eventos de Carnaval e Natal em Nova Friburgo

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (11), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ex-integrantes da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Friburgo e de uma agremiação carnavalesca local. A ação é conduzida pela Promotoria de Investigação Penal de Nova Friburgo, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).
O objetivo é apurar um possível esquema de corrupção envolvendo a pasta de Turismo e representantes de escolas de samba, com indícios de fraudes em licitações e contratos públicos. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Friburgo, e na operação foram apreendidos aparelhos celulares dos investigados.
De acordo com as investigações, há suspeita de direcionamento em licitações realizadas para o evento “Um Encanto de Natal”, nos anos de 2023 e 2024. O MPRJ aponta que teriam ocorrido favorecimentos a determinadas agremiações e empresas, mediante pagamento de propina e uso de documentos com informações falsas.
Um dos contratos sob investigação, firmado em 2024, teria movimentado R$ 1,3 milhão com uma empresa possivelmente ligada a familiares de representantes das agremiações. As apurações começaram a partir de informações encaminhadas pela Procuradoria do Município. Até o momento, os alvos da operação não se pronunciaram oficialmente. Caso haja manifestações, elas serão incluídas nesta reportagem.
Leia também
Ver essa foto no Instagram
Prefeitura emite nota
Segundo nota da Prefeitura de Nova Friburgo, a investigação é resultado de uma denúncia feita pela própria Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município. A gestão municipal ressaltou que tomou a iniciativa de acionar o Ministério Público após identificar indícios de possíveis irregularidades, reforçando que não partiu de vereadores ou de qualquer outra figura da sociedade civil.
A administração afirmou ainda que continuará colaborando com os órgãos de controle para que a verdade seja apurada com celeridade e transparência. Caso sejam confirmados danos ao erário, o governo municipal garante que adotará todas as medidas legais cabíveis para o ressarcimento e responsabilização dos envolvidos.