O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Presidente da Câmara Municipal de Cantagalo morre por complicações da Covid-19

O vereador Paulo Henrique Ferreira (Paulinho), presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, morreu no fim da noite deste domingo (9/05) por complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital de Cantagalo e teria sido intubado na última sexta (7).

O vereador Paulo Henrique Ferreira, conhecido como Paulinho, foi eleito vereador por quatro mandatos e era o atual presidente da Câmara Municipal de Cantagalo. Sempre sereno em suas palavras e sábio em suas explanações, certamente contribuiu muito com suas ações para uma Cantagalo melhor.

Ele estava afastado de suas funções no Legislativo há cerca de 15 dias, com suspeita de estar contaminado pelo coronavírus, informação que se constatou. Ele foi internado na última semana e precisou ser intubado na última sexta-feira (7), mas infelizmente veio a óbito em decorrência de complicações da Covid-19 no final deste domingo, 9 de maio.

Sua última sessão ordinária, onde presidiu os procedimentos do Legislativo Cantagalense, aconteceu no dia 22 de abril. Depois disso, o vereador Tadeu Leite, ocupou provisoriamente seu lugar na mesa, onde presidiu outras duas sessões. Foi tudo muito rápido e inesperado, como realmente age essa doença imprevisível e mortal.

A Câmara Municipal de Cantagalo publicou no início da madrugada desta segunda-feira (10) um Nota de Pesar sobre o falecimento do presidente do Legislativo Cantagalense. Nós do Serra News prestamos nossa solidariedade e condolências aos familiares e amigos do vereador Paulo Henrique Ferreira (Paulinho).

Nota de Pesar que fala sobre o falecimento do Presidente da Câmara Municipal de Cantagalo RJ

Pior momento da pandemia

Com um alto número de pacientes internados e casos ativos em alta, a Prefeitura de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, divulgou na última semana, que o município vive o seu “pior momento da pandemia”. No último boletim epidemiológico do município, Cantagalo contabiliza 37 óbitos e 164 casos ativos da doença, além disso, chegou a marca de 2.138 casos positivos, 1.933 recuperados e 16 cantagalenses estão internados lutando contra a doença.

A Prefeitura de Cantagalo tem mantido a higienização de espaços públicos na cidade. Na sexta-feira (7), a frente de higienização de locais públicos visitou diversos pontos de Cantagalo. Esta é uma ação de combate à pandemia, realizada em parceria pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Entre estes locais, passam por constante higienização a Rodoviária, o Centro de Referência, pontos de ônibus, Hospital de Cantagalo, sede da prefeitura e ruas da cidade em locais próximos as instituições bancarias.

Intubação 

A pandemia do novo coronavírus, particularmente neste período em que o número de internações por complicações da Covid-19 cresce em hospitais públicos e privados, fez com que pacientes e familiares se deparassem com termos clínicos antes pouco conhecidos. Um dos mais temidos e cada vez mais ouvido é a intubação (ou entubação), procedimento realizado em casos mais graves, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A intubação orotraqueal é o procedimento que se chama, na medicina, de via aérea definitiva. Consiste na colocação de um dispositivo, chamado tubo orotraqueal, que vai permitir a passagem de ar de um ventilador mecânico para o interior da traqueia do paciente. É um procedimento que exige sedação do paciente. O processo de intubação se dá quando o paciente apresenta insuficiência respiratória máxima.

Figura ilustrativa da INTUBAÇÃO TRAQUEAL

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais