O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Natureza #3 – Sabiá-barranco têm um dos cantos mais bonitos da região

Hoje falaremos de uma das espécies mais comuns e conhecidas da nossa região, que é facilmente vista nas nossas cidades por possuírem porções significativas de vegetação. Esse pássaro é comum em áreas de intensa arborização, mas pode passar despercebido por ser confundido com o sabiá-laranjeira jovem.

Ele possui coloração acinzentada, que vai ficando amarronzada nas asas, e sua garganta é branca com estrias pretas. Em voo, ou levantando as assas, é possível ver sua parte interna alaranjada. Medindo cerca de 23 centímetros, não possui dimorfismo sexual sendo diferenciado muitas vezes pelo canto, que é característico do macho – que só canta em períodos reprodutivos, na primavera.

O sabiá-branco ou sabiá-branco, como tem sido chamado,  alimenta-se basicamente de minhocas e artrópodes, como outros sabiás, o que oi leva ao hábito de revirar folhas no chão em busca de pequenos invertebrados. Também se alimenta de pequenos frutos e até banana, sendo visto com frequência em comedouros. Há ainda observações deles se  alimentando de lagartixas e cobras-cegas, no sudeste e nordeste.

O seu período de nidificação vai de agosto a dezembro, e seu ninho é feito de barro, raízes e folhas. Já na parte interna, utiliza material vegetal mais macio. Geralmente são postos de 2 a 4 ovos verde-azulados com manchinhas pardas, e a incubação leva cerca de 12 dia e é comum observar ninhos em varandas, colunas, vigas de casas.

sabia do campo 2

O sabiá-barranco é comum em áreas de mata ciliar, galeria e seca. Entretanto, acostuma-se com ambientes modificadas pela ação humana, como jardins, pomares, áreas urbanas arborizadas. Para quem deseja observá-lo, prefira dar atenção mais as moitas e arbustos, pois tem hábito diferente do sabiá laranjeira, que costuma  aparecer mais em locais limpos.

O que também é interessante desta espécie é que, quando vista sob iluminação boa, podemos notar o tom bem amarronzado de suas penas e seu olho vermelho sangue, que é muito bonito. Uma outra informação interessante, é a predileção por sementinhas do fruto-do-sabiá, que em nossa região, é facilmente encontrada.

Conhece um pouco desta espécie, fique atento, pois o sabiá-barranco pode passar despercebido, já que sua cor não chama atenção. Então, agora já sabe que o sabiá-laranjeira não está sozinho.

Escute seu canto, que muitas vezes passa despercebido, por ser semelhante ao do sabiá-laranjeira, mas possui notas únicas, que podem facilmente ser apreciada.

Visite meu Instagram para mais fotos e meu Wikiaves para fotos e cantos.

Veja também
error: Content is protected !!