O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Tiziu, a ave saltadora e abundante na região serrana fluminense

Hoje, a nossa coluna ambiental vai mostrar detalhes de uma pequena ave saltadora bastante conhecida: o tiziu. Ela leva esse nome porquê seu canto se assemelha à palavra “tiziu”. Essa espécie, ao cantar, dá saltos e retorna ao mesmo local onde estava pousada. Acredita-se que este comportamento seja para defender seu território.

Tiziu, a ave saltadora e abundante na região serrana fluminense
Registro do encantador Tiziu feito em Cordeiro (RJ). Foto: Gabriel Monnerat

Possui cor azul-metálica, que vista de longe se torna negra, com as parte inferior da asa na cor branca. Os machos fazem duas mudas por ano: após a nupcial, adquirem uma plumagem de descanso, perdendo as penas preto-azuladas da cabeça, dorso e peito, assim se assemelhando a indivíduos machos jovens.

A muda de penas é condição  rara em indivíduos no Brasil, ocorrendo somente com algumas espécies como o caboclinho (Sporophila bouvreuil, Sporophila ruficollis, Sporophila melanogaster), o tiziu (Volatinia jacarina) e os beija-flores (Heliomaster squamosus) e (Heliomaster furcifer).

Já a fêmea, possui coloração marrom-oliva no dorso, amarelo-amarronzado na parte de baixo, e com o peito e laterais estriados de escuro. São semelhantes a indivíduos jovens.

Geralmente encontrado em pares, mas podendo ser avistado em pequenos bandos, procuram sempre regiões de capim, gramíneas e pequenos arbustos, já que sua alimentação baseia-se em sementes, mas também capturam insetos. Assemelha-se aos hábitos do coleiro e canário, apesar de não se misturar a outras espécies quando em bando.

Costumam habitar regiões descampadas e alteradas e em locais de parques. Após poda e corte de grama e gramíneas, costumam aparecer para comer sementes. Ocorre em todo o Brasil e também do México ao Panamá e em todos os países da América do Sul.

Esta espécie costuma desaparecer no inverno, em regiões do sul e sudeste, migrando para local mais quente o que não ocorre em locais como o nordeste. Apesar de passarem despercebidos aos olhos humanos, sua ocorrência é comum nas cidades da região serrana fluminense.

Diferente de seus amigos canário e coleiro, o tiziu não é um pássaro muito visado e capturado por gaioleiros, pois seu canto não é muito harmônico. Mas vale lembrar que tal atividade é crime! Seus predadores naturais incluem cobras e gaviões.

O que faz essa ave ser procurada por ornitólogos e observadores em geral, é o fato de que é uma saltadora, dando um espetáculo e, por consequência, é visada para fotografia e filmagem, assim como as chamadas aves dançarinas. É uma espécie reconhecida de longe pelo seu canto.

Pós ler este artigo, provavelmente você ficará mais atento e irá avistá-la em algum galho ou até mesmo uma cerca no pasto, dando seus pulos e voos curtos, ao som do “tiiiziiuu”. Outro fato que a faz ser fácil de ser observada, é que habita borda de florestas, e descampados, não tendo a necessidade alguma de entrada no interior das matas.

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Thraupidae
Subfamília:  Tachyphoninae
Espécie: Volatinia jacarina
Nome em Inglês: Blue-black Grassquit
Estado de Conservação: Pouco preocupante

Veja também
error: Content is protected !!