O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Casaca-de-couro-da-lama: ave comum na região, confundida com joão-de-barro

Hoje vamos falar de uma espécie muito parecida e confundida com o famoso joão-de-barro, seja nas cores, hábitos e habitats, e de quem é da mesma família; estamos falando do casaca-de-couro-da-lama.

Medindo cerca de 16cm, com cabeça marrom avermelhada e uma faixa branca acima dos olhos, não constroem ninhos de barro como o seu primo, mas sim de capim, em formato de taça, apesar de estar sempre no barro. Alimenta-se de insetos, larvas e, às vezes, até de pequenos peixinhos.

Eles habitam bordas de florestas, áreas descampadas com barro e lama, áreas alagadas e brejos. Geralmente podem ser vistos em pares ou bandos pequenos. Podem ser facilmente encontrado em áreas de terra e barro, após chuvas, pois, adoram andar pelo barro e terra, caçando artrópodes.

Costumam cantar muito alto, tomando conta do ambiente onde estão com o seu som, que parece fazer uma festa, devido também aos seus movimentos e voos curtos de um local para outro e para o chão.

DSC2171 1 scaled

A foto de capa deste artigo foi feita no município de Cordeiro (RJ), onde a casaca-de-couro-da-lama é espécie comum, principalmente, próximo de açudes e barrancos. Vale lembrar que essa espécie também frequenta a cidade, podendo ser vista próximo de casas e até mesmo em quintais gramados.

Para a preservação do casaca-de-couro-da-lama é importante a manutenção de córregos, açudes e vegetações ribeirinhas, principalmente, rasteiras, pois é o local onde prefere habitar. Quando sair por ai, próximo de açudes, atente para o seu canto alto e gritado, sempre dando um show a parte.

Veja também
error: Content is protected !!