O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Sanhaço-cinzento, ave comum em quintas da região serrana

Na coluna desta semana, vamos abordar características de uma ave bem comum nos quintais da região serrana fluminense: o sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca). Ele mede entorno de 19 centímetros e pesa cerca de 43 gramas, apresentando a coloração cinza, com asas e cauda com tons de azul-turquesa e com reflexos verdes-metálicos.

Esta espécie está entre as de ocorrência urbana mais comum, bastando uma área arborizada para aparecer. Ele frequenta muito os locais com frutos, sementes e é assíduo em comedouros com frutas, principalmente, com mamão e banana.

A alimentação do sanhaço-cinzento é baseada em frutos, sementes, inclusive, os da aroeira, fruto do sabiá, banana, mamão entre outros, podendo descer até o chão para comer frutos caídos. Consome também insetos, como cupins. Quando está em casal, o macho pode alimentar fêmea.

Casal de sanhaço-cinzento 'discutindo' pela comida. Foto: Gabriel Monnerat
Casal de sanhaço-cinzento ‘discutindo’ pela comida. Foto: Gabriel Monnerat

Andando em bando, podem misturar-se a outros sanhaços e aves, como saíras, cambacicas, canários, saís e outros. Eles constroem os ninhos com pequenas raízes, musgos e folhas, ficando escondidos na vegetação densa, em alturas variáveis. A fêmea coloca de dois a três ovos, com incubação de mais ou menos 14 dias, e os filhotes deixam o ninho com 20 dias de idade.

A ocorrência do sanhaço-cinzento (Thraupis sayaca) é ampla, abrangendo quase todos os estados brasileiros. Vive em bordas de florestas, capoeiras, clareiras, frequenta áreas urbanas arborizadas e quintais com comedouros.

Apesar de ser considerado urbano, assusta-se com a presença humana e pode voar rapidamente para o topo das árvores. Mas, mesmo assim, é uma das espécies de pássaros mais fácies de se observar.

Sanhaço-cinzento, ave bem comum em quintas da Região Serrana
Sanhaço-cinzento registrado em Cordeiro (RJ). Foto: Gabriel Monnerat

Mas e aí, você já viu o sanhaço-cinzento por aí? Aposto que sim! E com seu canto fino, melodioso, não é difícil reconhecê-lo. Portanto, procure locais com abundância de frutos e sementes, que logo eles darão o ar da graça. Até a próxima coluna!

Veja também
error: Content is protected !!