O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Garça-branca-grande é a maior ave avistada em Cordeiro e região

Na coluna da semana temos mais um visitante que esbanja elegância, sutileza e beleza. A garça-branca-grande (Ardea alba) possui o corpo totalmente branco, contrastando com seu grande bico amarelo e suas pernas e pés pretos. Possui uma íris amarelada, parecendo vidro. Pesa entre 700 e 1.7Kg e mede entre 65 e 104 centímetros.

Em seu período reprodutivo apresenta enormes egretas (penas especiais que se formam no período reprodutivo).  Estas penas por muitos anos, foram adornos de chapéus e roupas na Europa, levando a caça de milhares de indivíduos em pleno período reprodutivo. Hoje em dia é uma prática quase inexistente.

A garça-branca-grande (Ardea alba) vive aos grupos de animais mistos a beira de lagos, rios, riachos, e pode juntar em bando de muitos (podendo chegar a aproximadamente 40 indivíduos ou mais) no dormitório e ninhal. Realiza deslocamento local ou até migração passando pelo Andes em épocas de enchentes. Pode ser encontrada em rio e lagos poluídos, e até mesmo em margens de portos, mesmo onde há sujeira de óleo e esgoto. É uma espécie que procura locais com água, podendo frequentar litoral, praias, mangues e até regiões serranas, brejos e alagadiços como Pantanal.

DSC5954 1 scaled
Garça-branca-grande registrada dentro de riacho na cidade de Cordeiro. Foto: Gabriel Monnerat

Sua alimentação é curiosa, pois além de ser baseada em peixe, esta espécie pode consumir roedores, anfíbios, répteis, insetos, pequenas aves e até lixo. Ou seja, tudo que possa caber no seu bico. Eu já observei um indivíduo capturando passarinhos como pardal, de forma direta. Ela chegou discretamente e capturou o pássaro pequeno que não percebeu o perigo.

Garça-branca-grande em Cordeiro. Foto: Gabriel Monnerat
Garça-branca-grande em Cordeiro. Foto: Gabriel Monnerat

Uma curiosidade de sabedoria popular é que essa ave simboliza autoconfiança, estabilidade e premeditação cuidadosa. E que sonhar com a garça quer dizer que você alcançará muito sucesso através de seus esforços, além disso, simboliza sua habilidade de mergulhar no seu subconsciente.

Essa espécie é fácil de ser observada, pois prefere áreas mais abertas, e próxima de água, e é facilmente avistada em voo. Certamente, você já viu uma garça-branca-grande passando por aí, pois aqui na nossa Região Serrana do Rio de Janeiro, inclusive, nas cidades de Cordeiro e Cantagalo, elas possuem pontos de dormitório sendo comum a observação em bandos se deslocando ao fim da tarde.

Uma espécie elegante, porém, com alguns hábitos, inclusive alimentares, que não são tão elegantes assim, mas seu voo é um dos mais graciosos entre as aves. Até a próxima coluna ambiental aqui no Serra News!

Veja também
error: Content is protected !!