Cantagalo Verde: campanha reforça saúde e segurança no trabalho

A campanha “Abril Verde”, celebrada anualmente em 28 de abril, é uma iniciativa global voltada à conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. A data marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), além do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho no Brasil.
A mobilização destaca a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, incentivando práticas como ergonomia, organização do trabalho, adoção de medidas de segurança e promoção do bem-estar integral — com atenção especial à saúde mental.
Em 2025, o Brasil registrou cerca de 4 milhões de afastamentos do trabalho por doença, o maior número dos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Diante desse cenário e inspirada pela campanha global, foi criada a iniciativa “Cantagalo Verde”.
Como coordenadora do Programa de Saúde do Trabalhador do município de Cantagalo, desenvolvi a campanha com o objetivo de fortalecer, em nível local, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria GM/MS nº 1.823/2012). Atualmente, a iniciativa já integra o Plano Municipal de Saúde.
Mais do que uma cor no calendário, o “Cantagalo Verde” representa um chamado coletivo à reflexão sobre um tema essencial: a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Todos os dias, profissionais saem de suas casas em busca de sustento, sonhos e realização pessoal. No entanto, nenhum trabalho deve comprometer a integridade física ou emocional do trabalhador.
Promover ambientes laborais seguros e dignos não é apenas uma obrigação legal — é um compromisso com a vida. A campanha reforça a necessidade de programas mais eficientes de gerenciamento de riscos, tanto em organizações públicas quanto privadas, estimulando uma cultura de cuidado e bem-estar que vá além do aspecto físico.
É fundamental observar não apenas indicadores externos, mas também os internos — especialmente aqueles relacionados à saúde do trabalhador. Afinal, mais do que números, estamos falando de pessoas. E são elas que constituem as organizações.
Para alcançar resultados concretos, é essencial contar com lideranças preparadas, sensíveis e comprometidas com essa transformação. Profissionais capazes de promover ambientes mais humanos, seguros e sustentáveis.
Que o dia 28 de abril amplie o olhar de todos e reforce uma mensagem clara: produtividade e bem-estar devem caminhar juntos. Trabalhar com segurança não é tendência nem privilégio — é um direito e um compromisso contínuo com a vida.
Cuidar da vida também faz parte do trabalho.
Com carinho, Aretuza Lattanzi.
Ver essa foto no Instagram




