Cerca de 1 milhão de famílias brasileiras vão deixar de receber o Bolsa Família a partir deste mês de julho, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. O motivo é o aumento da renda familiar mensal por pessoa, que ultrapassou o limite de R$ 218 estabelecido pelo programa.
Desse total, aproximadamente 536 mil famílias sairão do programa após o fim do período da chamada regra de proteção, que permite a continuidade do benefício com 50% do valor por até dois anos, mesmo após o aumento de renda.
Já outras 385 mil famílias serão excluídas sem direito à proteção. Isso ocorre porque a renda por integrante ultrapassou R$ 759, valor máximo permitido para que a família ainda se enquadre na regra de transição.
Leia também
A situação cadastral pode ser consultada por meio do site do Cadastro Único (CadÚnico), pelo aplicativo oficial “Bolsa Família”, ou ainda pelo telefone 121 do Ministério do Desenvolvimento Social. Atualmente, mais de 19,6 milhões de famílias recebem o benefício no país.
Ver essa foto no Instagram