Serra News
O portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.

ANS autoriza reajuste de até 6% em planos de saúde individuais e familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou na segunda-feira (23/6) um reajuste de até 6,06% nos valores dos planos de saúde individuais e familiares. A medida vale para o período entre 1º de maio de 2025 e 30 de abril de 2026 e será aplicada conforme a data de aniversário dos contratos.

O aumento segue dentro das expectativas do mercado e representa o menor percentual autorizado pela ANS desde 2008, quando o reajuste foi de 5,48%. Em comparação, os reajustes foram de até 6,91% em 2024 e 9,63% em 2023.

Apesar de mais baixo do que nos últimos anos, o reajuste supera a inflação oficial do país, medida pelo IPCA, que acumulou alta de 5,32% nos últimos 12 meses. A ANS justifica a decisão com base na variação de custos médico-hospitalares no período, além do próprio índice inflacionário.

A medida afeta diretamente cerca de 8,63 milhões de beneficiários que possuem planos de saúde individuais ou familiares. Embora o reajuste não se aplique a planos coletivos, ele costuma servir de referência para os aumentos nesses contratos.

Veja também
error: Conteúdo protegido!