CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, na quarta-feira (21/05), uma PEC que acaba com a reeleição para cargos do Executivo: presidente da República, governadores e prefeitos.
O texto também amplia o mandato para todos os cargos eletivos para cinco anos e reduz o tempo de mandato dos senadores a partir de 2034. Além disso, unifica as datas das eleições municipais e gerais, também a partir de 2034.
A proposta segue agora para votação no plenário do Senado, onde precisará do apoio de, no mínimo, 49 senadores em dois turnos. Se aprovada, ainda precisará passar pela Câmara dos Deputados.
Leia também
A PEC prevê uma transição: prefeitos eleitos em 2024 poderão disputar a reeleição em 2028; governadores e o presidente eleitos em 2026 poderão se reeleger em 2030. A partir dessas datas, a recondução será proibida.
O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirma que o fim da reeleição pode renovar a política e reduzir o foco eleitoral durante os mandatos. A proposta teve apoio de líderes de diferentes partidos e ganhou força durante a presidência de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado.
Ver essa foto no Instagram