O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Não existe ambiente neutro: ou contribui no bem-estar ou prejudica a saúde

Você sabia que o ambiente em que convivemos pode impactar em nosso bem-estar e saúde? Não? Então venha comigo!

Além dos fatores genéticos e comportamentais de hábitos de vida, o meio ambiente em que vivemos também pode influenciar significativamente na qualidade de vida e longevidade, tais como o a poluição do ar, o excesso de ruídos, exposição a substâncias tóxicas, a distância de espaços verdes, a ausência de água potável, a baixa umidade do ar, condições de moradia inadequadas, trabalho exaustivo e sem vigilância em saúde do trabalhador, relacionamentos abusivos em diversas esferas, entre outros.

Todas essas condições contribuem para a saúde na integralidade, portanto, vale se atentar e verificar o que é possível alterar e também buscar formas de equilibrar os danos que o ambiente pode causar.

Por outro lado, se esses pontos negativos forem mantidos o indivíduo torna-se mais susceptível ao surgimento de doenças e outros agravos.

Quando me refiro a buscar formas de conviver com o que não podemos controlar, para no mínimo, equilibrar os danos, eu me refiro ao autocuidado mente-corpo-espiritualidade, o que vai muito além de apenas escolhas saudáveis na mesa e atividade física regular. Mas ter a consciência de que o corpo é um templo sagrado e que a verdadeira promoção da saúde está na arte do bem viver e do saber se escutar.

Ter um tempo para pausar, silenciar, se ouvir, se sentir e vivenciar os ciclos naturais que cada organismo possui são pontos extremamente relevantes para desenvolver o autoconhecimento.  Em consequência e de acordo com o tempo de prática, mais capacidade de identificar quando algo está saindo do rumo e prejudicando o bem-estar.

O descanso para buscar o interno e desapegar dos resultados externos configura um movimento disjuntivo e revolucionário, que poucos no mundo de hoje conseguem fazer. Por que será que o aumento desenfreado das doenças crônicas e degenerativas está acontecendo? Vale a reflexão…

As pessoas estão se distanciando cada vez mais da sua própria natureza, e nesse ritmo hipnótico, se sujeitam a qualquer meio ambiente, mesmo que incongruente com os seus valores e bem-estar, prejudicando cada vez mais a saúde. Que tal uma pausa neste momento para se auto-observar e o meio em que você convive?

Lembre-se: você tem o poder de dizer “não” para tudo o que não lhe faz bem e lhe impede de evoluir de forma saudável. Dizer “não” e definir limites requer coragem, assim, dedique um tempo para se distanciar, se fortalecer e abraçar a liberdade de se priorizar. Aproveite também para se libertar da pressão de agradar os outros e de se encaixar onde não é para você.

Comemore sempre o seu maior poder: o da escolha.

É preciso deixar fluir o SER para o bem-estar e o bem-estar para deixar fluir o SER.

Vamos juntos? Beijos de luz. Com amor, Are!

Veja também
error: Content is protected !!