O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Polícia investiga golpe que usa fotos de crianças com câncer no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um casal suspeito de pegar fotos de crianças com câncer na internet pra criar vaquinhas falsas online e perfis em redes sociais pra sensibilizar doadores.

Em dezembro do ano passado, um criminoso, se passando pelo pai de uma criança de 2 anos em tratamento de câncer, tentou ludibriar a redação deste portal de notícias, ao fazer um apelo convincente por ajuda, dizendo ser da cidade de Itaocara (RJ). (Relembre o caso)

Criminoso usa imagem de criança para praticar golpe de estelionato na internet

De acordo com a polícia, a suspeita é que o dinheiro esteja sendo usado em viagens e hotéis. O esquema foi denunciado pela irmã de um dos suspeitos.

Uma das vaquinhas falsas pedia dinheiro para os gastos com Laura Oliveira Santos. O texto, supostamente escrito pela mãe da criança, que se identificava como Leila, dizia que a menina sofre com um tumor nos olhos e que a família precisa de dinheiro pra realização de uma segunda cirurgia e exames.

A ação delituosa é tão convincente, que além de imagens em vídeos e fotos, o malfeitor envia ainda nome completo com registro de identificação, endereço residencial, laudos médicos, entre outras informações comprovatórias. Durante toda a conversa, o elemento envia áudios e demonstra sensibilização, drama e convencimento.

Em uma rede social, o perfil “Todos pela Laura” atualizava o estado de saúde da menina e chegava até a protestar contra a política da plataforma que removeu um conteúdo. A vaquinha virtual para supostamente ajudar Laura a tratar o tumor contou com o apoio de mais de 680 pessoas e arrecadou quase R$ 35 mil.

Entretanto, a criança que aparece nas fotos, na verdade, se chama Nicole e tem oito anos. Ela é gaúcha, e, atualmente, vive em Aracaju (SE), onde está fazendo tratamento, pelo SUS, contra um osteoblastoma, um tumor atrás dos olhos. A família conta que já chegou a pedir apoio financeiro pelas redes sociais, mas que nada tem a ver com essa outra vaquinha que usa as imagens de Nicole.

Golpe

Polícia investiga casal suspeito de fazer vaquinha online falsa — Foto: Reprodução / RJ2
Polícia investiga casal suspeito de fazer vaquinha online falsa — Foto: Reprodução / RJ2

Quem descobriu a farsa e alertou as vítimas foi a irmã de um dos investigados, Luiz Antonio dos Santos Barbosa. A taxista Stephani Santos Barbosa conta que começou a desconfiar do irmão, que trabalhava como motorista de aplicativo.

Segundo ela, Luiz e a mulher, Tainara Ribeiro Subtil, passaram a ostentar luxos que pareciam incompatíveis com o padrão de vida do casal. “Começou a me chamar a atenção a maneira como ele vivia sem trabalhar, pagando a diária corretamente e passeando bastante, se hospedando em hotéis em Copacabana, pousadas na Região dos Lagos, roupas caras”, lembrou.

Durante um churrasco de família, Stephani conta ter visto a cunhada usando o perfil “Todos pela Laura”. “Foi todo mundo lá pra fora, começamos a fazer lá carne e tal e ela sentou na rede. Então eu dei a volta, e ela no celular o tempo todo, então, eu dei a volta, saí ali fora na varanda e ela estava editando a foto da criança daquele perfil . Botando brilho, cortando, colocando a legenda comovente pra comover os seguidores”, lembrou.

“E o que eu mais imaginei, o que eu mais pensava naquele momento era a dor que aquela criança poderia estar sentindo. Porque eu não tinha conhecimento nenhum daquela menina”, lamentou.

Stephani decidiu ir em busca da verdadeira identidade da criança e, ao localizá-la, contou tudo o que sabia aos pais de Nicole. Ela também descobriu que um laudo médico falso estava sendo usado para tentar dar veracidade à história e alertou a médica que teve o CRM usado na farsa.

Tanto a família de Nicole como a oncologista que teve os dados usados no falso laudo registraram queixa na polícia.

Na semana passada, Tainara e Luiz Antônio foram à delegacia prestar depoimento. No depoimento à polícia, Tainara admitiu ter feito a vaquinha falsa, mas alegou ter agido sozinha. Segundo ela, o marido não sabia de nada.

A reportagem do RJ2 tentou ouvir o casal, que não quis gravar entrevista. Tainara, que usou a imagem de uma criança doente para dar um golpe, não queria que a própria imagem fosse veiculada. A advogada que representa o casal disse que Tainara planejou a farsa porque estava com dificuldades financeiras.

Fonte: RJ2 / G1

Veja também
error: Content is protected !!