O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Galinhas-d’água povoam lagos da APA Mata do Posto em Cordeiro

Na coluna desta semana vamos abordar sobre uma ave aquática muito interessante, uma das mais comum das Américas: a galinha d’água, que, como o nome diz, se assemelha a uma galinha e pode ser encontrada em muitas áreas da Região Serrana do Rio de Janeiro. As fotografias deste artigo foram feitas na APA Mata do Posto, em Cordeiro – RJ.

DSC3762 10 2 scaled
Galinha d’água jovem. Foto: Gabriel Monnerat / APA Mata do Posto – Cordeiro -RJ

Seu corpo é acinzentado, parecendo negro ao longe, com a borda da asa branca. Sore a cauda, as penas são brancas. Na região da cabeça possui um escudo vermelho, e pele nua avermelhada indo até o bico amarelo, do qual só aparecem a ponta. Uma ave curiosa que, apesar de ser aquática como patos, não possui um pé próprio para nadar, e sim pernas e pés assemelhando-se a de galináceos. O que não atrapalha em nada, já que é uma excelente nadadora.

DSC3775 11 2 scaled
Galinha d’água ou frango d’água adulto. Foto: Gabriel Monnerat / APA Mata do Posto – Cordeiro -RJ

Apesar de parecer desastrada para fugir andando sobre a água com a ajuda da asa, é uma boa voadora, sendo capaz de se dispersar voando para açudes e lagos onde não existia.

Seus habitats são lagos, açudes e regiões pantanosas, com vegetação aquática. O interessante é que não é comum no Pantanal, apesar do ambiente lhe ser propício para ocorrência. Costuma ocorrer do Canadá ao Chile, e  em praticamente todo o Brasil. Vale ressaltar, que os bandos das regiões ao norte, migram para o Sul, no inverno dos países dessas regiões.

Para quem pretende avistá-la, deve procurar locais com acumulados de água. Costuma ficar em locais com grande ocorrência de peixes, apesar de sua alimentação ser vegetal, e ocasionalmente, invertebrados.

Como ave aquática, vale lembrar o quão importante é a preservação de nascentes e mananciais, para que seu habitat permaneça sempre em equilíbrio e saudável, para que sua espécie se desenvolva e permaneça entre nós.

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe:  Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Rallidae
Espécie: Gallinula galeata
Nome em Inglês: Common Gallinule
Estado de Conservação: Pouco preocupante

Veja também
error: Content is protected !!