O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Agosto Dourado: Por que amamentar é tão importante? Entenda.

Instituído por Lei, o “Agosto Dourado” é uma campanha que incentiva o aleitamento materno por todo Brasil. Em outros países, a prática é lembrada pela Semana Mundial da Amamentação, que acontece entre os dias 1º e 7º de agosto. O leite materno é considerado o alimento mais saudável que existe, sendo rico em nutrientes como carboidratos, proteínas, minerais, vitaminas, gorduras, de fácil digestão, rico em anticorpos e ainda é capaz de hidratar.

O Ministério da Saúde recomenda que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com o leite materno para ter um desenvolvimento saudável, o que implica na redução de até 63% das internações hospitalares. Contudo, o aleitamento pode ser estendido até os dois anos de idade.

Entre os benefícios da amamentação, é possível destacar que o leite materno fortalece a imunidade; favorece o crescimento saudável; diminui o risco da criança desenvolver diabetes, hipertensão e obesidade; proteção contra alergias, infecções respiratórias e diarreias; e ajuda no desenvolvimento da orofacial do bebê devido ao ato de sucção. Além disso, promove o vínculo entre a mãe e o bebê. No caso da mãe, amamentar evita o aparecimento do câncer de mama.

O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas passíveis de serem evitadas. Com base nos dados acima apontados, o Ministério da Saúde ressalta que o leite materno é o melhor alimento para os recém-nascidos, pois promove além da proteção imunológica, o desenvolvimento afetivo e psicológico entre mãe e filho.

Um mundo mais saudável e afetivo é possível!

Vamos juntos apoiar este movimento?

Beijos de luz, com amor, Aretuza Lattanzi. 

Veja também
error: Content is protected !!