O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Tucanuçu é fotografado em Cordeiro; veja suas características

O tucanuçu, ou, tucano-toco, não é o mais colorido e diferente da sua família, por conta de  sua cor  predominante preta. O seu bico laranja têm a ponta preta e o papo é branco. A pele em torno dos olhos é nua e laranja e a pálpebra azul. A parte inferior do dorso é branca, com uma pequena mancha vermelha. Podemos dizer que é a espécie brasileira mais procurada dentro de sua família, o que o faz ser mundialmente conhecido. Os indivíduos medem em torno de 56 cm de comprimento e pesam cerca de 526 gramas.

Seu bico, mede cerca de 20 cm, é feito de um tecido ósseo esponjoso, duro e cortante, usado como uma pinça para se alimentar. E sabemos que o bico é o seu principal atrativo e charme, diferenciando-o de outras espécies de aves, e assemelhando-se ao araçari. Interessante que para comer, ele lança o alimento para trás e cima, em direção a garganta, abrindo o bico para o alto. Apesar de seu tamanho, o animal é muito leve, por possuir estrutura interna com grandes espaços vazios.

Os registros fotográficos foram feitos no município de Cordeiro (RJ), onde é abundante, bem como em toda Região Serrana do Rio de Janeiro, onde podem ser avistados em bando, voando como uma flecha pelo céu. Habitam predominantemente a Região Sudeste do Brasil, na Mata Atlântica, e regiões campestres da Amazônia, mas não são encontrados na região litorânea do Nordeste.

Tucano-toco é fotografado em Cordeiro; veja suas características

As características do tucano-toco são peculiares; não possui um canto bonito, comunicando-se por grunhidos bastante altos, de fácil percepção e fazendo com que outros pássaros fiquem atentos com sua presença. Apesar  de ser  uma ave com hábitos preferencias frutíferos, sua dieta também inclui pequenos lagartos e filhotes de passarinhos, o que a torna predadora. Aves como bem-te-vi e suiriri costumam atacá-lo, principalmente se estiverem com ninhos. Como costumam comer frutos, muitas vezes o tucanuçu vai ao solo para aproveitar os caídos. Além disso vale destacar, que seu canto às vezes lembra mugido de gado, e por isso  são chamados de tucano-boi em alguns lugares.

Geralmente fazem seus ninhos em buracos no barranco, troncos e cupinzeiros e em seu período de incubação, que pode durar entre 14 e 16 dias,  colocam de 2 a 4 ovos. Durante esse tempo o macho costuma alimentar a fêmea. Os casais são facilmente avistado  no período reprodutivo, que vai da primavera ao verão. Após esse período é mais comum avistá-lo em  bandos, de até 15 indivíduos. Essa ave costumam voar por longas distâncias, atravessando locais descampados.

DSC9278 Editar 3 2 scaled

Os tucanos-toco são bem atraídos pelo fruto da canjerana e por palmeiras, tendo o açaí um de seus frutos preferidos. Por isso é bastante encontrado em quintais e jardins de condomínios próximos às matas e quando possuem palmeiras no local. Sendo assim, vale ressaltar que as árvores são importantes para sua alimentação. Então para sua sobrevivência é essencial fiscalizar o corte ilegal de palmeiras para retirada de palmitos.

Classificação científica

  • Nome: Tucano-toco
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Piciformes
  • Família: Ramphastidae
  • Espécie: Ramphastos toco
  • Conservação: Pouco preocupante

Acesse também o meu Instagram e meu Wikiaves, para ver mais pássaros.

Veja também
error: Content is protected !!