O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Questões ambientais nortearão a edição de junho da Mostra Socioagrobiodiversidade

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade chega a sua quinta e penúltima edição no sábado, dia 10 de junho, das 9h às 19h, na Usina Cultural Energisa, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, e trará o tema “Paisagens, águas e florestas”. Nessa versão, a coordenação da Mostra detalha que as Organizações Não Governamentais (ONGs) e a sociedade civil terão papéis de destaque com apresentações de projetos socioambientais, e que desenvolvem a conservação do bioma da região. A entrada é franca e menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

A temática dessa edição trará abordagens compatíveis da socioagrobiodiversidade, realizadas em consonância com as diretrizes em unidades de conservação governamentais ou particulares (Áreas de Proteção Ambiental – APAs e Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs). Baseada nisso, a Roda de Conversa, que começará às 14h, trará discussões tais como, a conservação ambiental ou recomposição florestal (produção de mudas da Mata Atlântica), turismo eco científico, ecoturismo e turismo etnoecológico; visitações guiadas; botânica; bromélias e orquídeas; técnicas de conservação em Área de Proteção Permanente (APP), reserva legal, mata ciliar, meliponicultura, entre outros assuntos.

Nessa “pegada” de conservação ambiental, a quinta edição da Mostra da Socioagrobiodiversidade terá expositores com produtos e serviços dessemelhantes na Feira Biocultural, que acontece durante todo o dia. Ainda vale lembrar que a organização da 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade informa que está aberta a Chamada Pública para quem desejar participar como expositor da última edição da Feira Biocultural (Luta pela terra). As inscrições são gratuitas. Os critérios de participação estão disponíveis em um formulário, cujo link está divulgado nas redes sociais da mostra: Facebook e Instagram.

A 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade é uma realização de Na rede com Scheila, tem patrocínio da Energisa e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta ainda com o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, além das parcerias com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – (Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH / Instituto de Psicologia – IP / Diretoria Adjunta de Extensão – DAEXT), com o Programa de Extensão Saberes e Ocupações Tradicionais; com a Reserva Ecológica Rio Bonito de Lumiar- Rebio, e com os projetos Takakurando, Organokits, Reciclotrom e Instituto Araticum.

Atividades

  • 9h – Abertura
  • 9h às 19h – Feira Biocultural e Exposição Fotográfica
  • 10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço)
  • 14h às 16h – Roda de Conversa (Salão Nobre)
  • 17h – Expressão Cultural (Teatro)
  • 19h – Encerramento

Evento

  • Mostra da Socioagrobiodiversidade
  • Tema de junho: Paisagens, águas e florestas
  • Data e hora: 10 de junho (sábado) – 9h às 19 horas
  • Local: Usina Cultural Nova Friburgo (Rua Dante Laginestra – Centro)
  • Classificação: Menores de 16 anos acompanhados
  • Entrada franca.

Maio: Alimentação e Saúde é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Abril: Arte, Educação e Cultura é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Plantas aromáticas e ervas medicinais é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Veja também
error: Content is protected !!