O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Maio: Alimentação e Saúde é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Depois de três edições e com o público aproximado de mil pessoas, a 1ª Mostra da Socioagrobiodiversidade chega em sua quarta versão com o tema “Alimentação e Saúde”. Essa abordagem traz alimentos de origem que têm relação com o bioma da Mata Atlântica, resgata receitas e métodos de produção de origem ancestral, de denominação de origem e que respeitam esse bioma. O evento será no dia 13 de maio (sábado), das 9h às 19h, na Usina Cultural de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A entrada será franca e menores de 16 anos deverão estar acompanhados por responsável.

De acordo com o consultor da Mostra, Alessandro Rifan, ‘’as comidas de roça estão se perdendo, e essa edição traz isso à tona, esse resgate, essa sensibilização, e tem como foco difundir receitas tradicionais mantidas por agricultores regionais como, por exemplo, a broa de planta. Abordará a produção de receitas nutritivas, naturais ou veganas, que valorizem a importância da soberania e da segurança alimentar, inclusão através da comida, de Plantas Não Convencionais (Pancs) e a valorização de produtos agroalimentares de origem de montanha. Outro fator importante é a identidade biocultural relacionada aos recursos e ambientes de montanha e o seu bioma”, explica.

Em relação à saúde, o Núcleo de Saúde Mental ComVida do Grupo de Artes “Theatro Da. Eugenia, que há 20 anos trabalha com acompanhamento terapêutico, estará presente com a proposta de promover um ambiente que propicie a troca de informações sobre saúde mental e acompanhamento terapêutico.

Essa edição ainda terá a Exposição Fotográfica que ficará por conta dos acervos pessoais de Marcelo Graça, Coletivo Grãos de Luz, Regina Lo Bianco, Clarissa Taguchi, Adriana Campos, Roberta Stutz, Ramon Porto, Carlos Zaldini, Anderson Möller e Alê Rifan, que também disponibiliza imagens para a identidade visual e decoração dos espaços onde acontece a Mostra da Socioagrobiodiversidade.

Atividades

  • 9h – Abertura
  • 9h às 19h – Feira Biocultural e Exposição Fotográfica
  • 10h às 12h – Oficina Socioeducativa (terraço)
  • 14h às 16h – Roda de Conversa (Salão Nobre) 17h – Expressão Cultural (Teatro)
  • 19h – Encerramento

Evento

  • Mostra da Socioagrobiodiversidade
  • Tema de maio: Alimentação e Saúde
  • Data e hora: 13 de maio de 2023 (sábado) – 9h às 19 horas
  • Local: Usina Cultural Nova Friburgo (Rua Dante Laginestra – Centro)
  • Classificação: Menores de 16 anos acompanhados
  • Entrada franca.

Abril: Arte, Educação e Cultura é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Plantas aromáticas e ervas medicinais é tema da Mostra da Socioagrobiodiversidade

Veja também
error: Content is protected !!