O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

O que a ciência diz sobre os benefícios do yoga para a saúde integral?

Embora a importância da saúde seja um assunto que deve ser elucidado todos os dias, por ser a base da nossa existência com qualidade, o dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde, que nos convida a refletir sobre o assunto.

Durante a pandemia, a busca por práticas para reduzir o estresse e a ansiedade aumentou de forma exponencial, e de acordo indicadores do “Google Trends”, uma ferramenta que monitora e analisa buscas online, o termo “Yoga” alcançou o auge de pesquisas.

A prática de Yoga envolve técnicas respiratórias (pranayamas e kryas), posturas psicofísicas (asanas), diversos tipos de meditações e relaxamentos (nidra e savasana), além de estudos de teorias que trabalham o autoconhecimento e o desenvolvimento humano, o que contribui de forma impactante na vida das pessoas e, em consequência, na saúde de forma integral.

Mas o que será que a ciência diz sobre os benefícios do Yoga? De acordo com um artigo publicado no J Complement Integr Med”, em 2019, doi: 10.1515/jcim-2018-0094, com o tema “Biological markers for the effects of yoga as a complementary and alternative medicine”, nas últimas décadas há uma crescente incidência de distúrbios como o envelhecimento prematuro, doenças cardiovasculares, esclerose múltipla, fibromialgia e Alzheimer; e para além da medicação, os pesquisadores descobriram que a prática de Yoga como terapia mente/corpo é uma estratégia de grande eficácia.

Tendo como objetivo buscar evidências, por meio de marcadores biológicos entre outros, que a prática de Yoga pode tratar e reduzir a gravidade de uma ampla diversidade de distúrbios, os pesquisadores encontraram as seguintes respostas: em alguns artigos foi demonstrado que a prática de Yoga fortalece a saúde do indivíduo como um todo, cujo desequilíbrio pode trazer diversas doenças e agravos; em outros, foi revelado o impacto da prática de Yoga nas doenças neurodegenerativas, ao contribuir na reversibilidade da perda da memória, redução da ansiedade, do estresse e da depressão.

Agora vamos falar de saúde com foco no ser humano e não na doença? Que tal inserir o Yoga na sua vida antes mesmo que alguma desordem possa aparecer?

Fortaleça a sua saúde, pratique Yoga.

Beijos de luz. Com carinho e amor, Aretuza Lattanzi.

Cantagalo ganha Instituto de Saúde Integrativa e Desenvolvimento Humano

Veja também
error: Content is protected !!