O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores ficam até 48 horas sem energia elétrica em Cantagalo

Foram cerca de 48 horas que moradores ficaram sem energia elétrica no bairro Cruzeiro; já no bairro Passos dos Reis, foram cerca de 15 horas sem energia, a partir de quarta-feira (04/01). De acordo com moradores de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, “houve um estouro” na rede elétrica no início da Rua Nilo Peçanha e o problema é recorrente.

A energia só foi restabelecida por completo na sexta-feira (6), depois que as equipes da concessionária Enel Rio foram acionadas e demoraram a iniciar os trabalhos. Os moradores não pouparam reclamações, até porque consideram um descaso com a comunidade. O problema seria a vegetação que cobre e esbarra na fiação elétrica, ativando o desarme da rede de alta tensão, responsável pelo estouro.

Que vergonha! No bairro Passos dos Reis estamos com problemas de energia elétrica faz um ano. Qualquer chuva ficamos sem luz. Na entrada da rua do Expresso Pinto & Palma sempre desliga um equipamento e nos faz ficar sem energia. Gostaria de falar também que os atendentes do telefone 0800 são grossos e despreparados. Vergonha Enel” – disse a moradora Rosa Baptista.

Já a moradora Irene Catelani também manifestou sua insatisfação. “Nós já ficamos quatro dias sem energia. Quarta (4) escutei daqui de casa o estouro, na quinta (5) novamente o estouro. O pior de tudo é que você liga pra eles e falam que dentro de 24h vão atender, e bem sabemos que não é verdade. Ontem mesmo na hora da chuva tivemos outra queda de luz e queimou meu roteador novinho.

Segundo informações apuradas, comerciantes locais também tiveram grandes prejuízos com perdas de equipamentos e até clientes. A redação fez contato com a Enel Rio para saber o que teria ocasionado o problema e sobre a alegação de demora no atendimento, e aguarda o retorno das assessorias.

Problemas sem solução

Em fevereiro do ano passado, o Serra News publicou uma reportagem relatando o drama de moradores da zona rural de Cantagalo, que sofrem prejuízos com picos de energia diários. Na ocasião, reivindicavam há meses a manutenção da rede de alta tensão que atende às localidades do município. (Reveja a reportagem)

Na cidade, é raro quando não há pico de energia ao longo do dia. Andando por Cantagalo, é fácil observar pontos onde a vegetação cobre por completo a rede elétrica. A falta de manutenção e investimentos da Enel Rio, aliado a inércia do poder público no ato de cobrança e fiscalização da empresa, causa os picos de energia cotidianos, podendo gerar prejuízos.

A responsabilidade da rede de energia elétrica é da Enel Distribuição Rio, concessionária que administra as linhas de transmissão de 66 cidades do estado do Rio de Janeiro e atende uma população equivalente à 7,5 milhões de pessoas.

Na última nota enviada a nossa redação, em fevereiro de 2022, a Enel Rio havia informado que “realiza constantes investimentos em Cantagalo e a companhia estava finalizando um plano de manutenção e poda programados para o município, com a finalidade de corrigir possíveis defeitos e executar podas de galhos que estejam tocando a rede.“

Moradores sofrem prejuízos com picos de energia em Cantagalo

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!