O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Moradores sofrem prejuízos com picos de energia em Cantagalo

Moradores da zona rural de Cantagalo, na Região Serrana do Rio, entraram em contato com o portal Serra News, pois reivindicam há meses, a manutenção da rede de alta tensão que atende às localidades do município. É raro quando não há pico de energia ao longo dia.

A responsabilidade da rede de energia elétrica é da Enel Distribuição Rio, concessionária que administra as linhas de transmissão de 66 cidades do estado do Rio de Janeiro e atende uma população equivalente à 7,5 milhões de pessoas.

Moradores reclamam que a empresa não vem realizando a manutenção de suas redes na zona rural da cidade, onde pode-se constatar cruzetas de madeira já podres e galhos de árvores sobre a rede elétrica, o que causa apagões diários ou picos de energia constantes, principalmente, nos distritos.

Andando pela cidade, é fácil observar pontos onde a vegetação cobre a rede elétrica. A falta de manutenção da Enel causa os picos de energia cotidianos, deixando centenas de pessoas sem energia e, ainda, gerando prejuízos, como exemplo, para os produtores de leite de São Sebastião do Paraíba, que sem energia nos seus tanques não conseguem o resfriamento do produto.

Outro problema relatado é que, com a falta de energia, as localidades ficam sem internet e telefonia celular, ficando quase inviável se comunicar com a concessionária de energia elétrica. Outro problema também dito foi o risco à pessoas e animais, uma vez que pode ocorrer acidentes caso um fio de alta tensão venha cair ao chão ou mesmo encostar em uma árvore onde seus galhos estão em contato com a rede elétrica.

Além disso, moradores reclamam muito dos altos preços das contas da empresa, não satisfazendo os interesses dos moradores da região. Os produtores rurais fazem um apelo aos políticos em apoio as suas cobranças à Enel.

Nota

O Serra News fez contato com a Enel Distribuição Rio para saber sobre tais ocorrências relatadas, principalmente, por moradores da zona rural de Cantagalo. Em nota, a concessionária de energia elétrica informou:

A Enel Distribuição Rio informa que realiza constantes investimentos em Cantagalo. Somente em 2021, a distribuidora providenciou a correção de 321 defeitos, entre postes, estruturas entre outros equipamentos, e realizou 4.778 podas preventivas na cidade. Para este ano, a companhia está finalizando um plano de manutenção e poda programados para o município, com a finalidade de corrigir possíveis defeitos e executar podas de galhos que estejam tocando a rede.

Veja também
error: Content is protected !!