O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

A correlação entre bruxismo, ansiedade, estresse e os paradigmas da atualidade

O bruxismo é uma desordem parafuncional caracterizada pelo ato de apertar e/ou ranger os dentes ocasionando o desgaste dos mesmos e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação, bem como outros diversos transtornos orofaciais e na saúde integral, tais como: dor nas articulações envolvidas; dor de cabeça; distúrbios no sono; zumbido no ouvido; desequilíbrio na harmonia orofacial; desgaste dos dentes e restaurações podendo levar a fraturas; calcificação pulpar; necrose pulpar; retração gengival, lesões mecânicas na cervical dos dentes; reabsorção óssea; e mobilidade dentária. Entre os diversos fatores causais do bruxismo, a ansiedade e o estresse são considerados os gatilhos mais proeminentes na atualidade.

Entendendo o ser humano em sua integralidade, onde o todo está em cada parte e cada parte está no todo, um estado mental em desequilíbrio constante pode trazer diversas doenças físicas, entre elas o bruxismo. Mas o que isso tem a ver com o mundo atual?

Com a expansão da era digital e dos “influenciadores” de paradigmas sobre o que é ser feliz, pleno e bem-sucedido, geralmente com conteúdos voltados para os excessos, para o materialismo e para a ditadura do corpo perfeito, muitas pessoas estão perdendo a sua identidade para entrar nessa “corrida de ratos”, já dizia T. Harv Eker, em busca de viver o que está sendo pregado acreditando que assim, chegarão ao sucesso do mundo atual. Por vezes, correm tanto que perdem o sentido da vida ao ponto de entrar em estados de ansiedade, estresse, depressão e até, cometer um suicídio. Todo estado de comparação gera um estado de sofrimento.

Diante do exposto, perdem a sua essência, e sem ela direcionando a vida, é impossível descobrir e deixar o real propósito divino fluir trazendo as próprias realizações e significado de felicidade. O que é um verdadeiro desperdício, pois é a sua autenticidade que irá fortalecer a sua identidade e deixar a marca do seu ser no mundo. A boa notícia? Você sabia que um hábito puxa o outro? E que tal implementar alguns para fortalecer a sua autoestima, o seu bem-estar e em consequência, driblar o estresse, a ansiedade e evitar o bruxismo por esses gatilhos?

  1. Estabelecer tempo de uso das redes sociais: assim, você terá mais tempo e produtividade para a sua vida, assim como dedicar-se ao que realmente vai lhe conduzir em direção ao seu propósito.
  2. Filtrar quem você segue e os conteúdos apresentados: sabe aquele influenciador que só posta que ser feliz está no consumo de marcas famosas, em viagens mundiais, em frequentar hotéis e lugares caros? Sabe aquele influenciador que prega que sucesso é trabalhar 80 horas por semana e quanto mais trabalho mais sucesso você terá? Sabe aquele influenciador que só posta o corpo físico como se fosse perfeito e que todos devem ser assim? Por fim, elimine da sua vida tudo o que lhe coloca para baixo e faz você se sentir mal.
  3. Elimine os excessos: concentre-se no que faz sentido para você e deixe de dar atenção ao que não contribui em sua evolução.
  4. Tenha rituais diurnos e noturnos: o cérebro funciona com gatilhos e ao fazer a mesma coisa todos os dias, ele entende qual a hora de pausar para dormir e a hora de despertar para focar. Procure evitar as telas do celular uma hora antes de dormir e uma hora após o acordar.
  5. Escolha seus alimentos com sabedoria: sempre que puder, coma de forma mais natural e beba bastante água.
  6. Movimente-se pelo menos, 20 minutos por dia: alongue, faça yoga e caminhe. Escolha o que melhor lhe faz bem.
  7. Estabeleça uma agenda para gerenciar as suas atividades e monitorar a evolução: sinta como é maravilhoso ler no final do dia as metas cumpridas.
  8. Leia e estude: organize-se diariamente para conteúdos que irão enriquecer a sua vida de conhecimento, o que ninguém pode tirar.
  9. Silencie: faça pausas para se escutar, meditar, orar, contemplar e agradecer.
  10. Ame-se profundamente do jeitinho que você é!
  11. Saia do ritmo hipnótico do mundo e assuma a liderança da sua vida, o seu maior empreendimento.

Vamos juntos? Beijos de luz. Com carinho e amor, Aretuza Lattanzi.

Veja também