O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

O poder da natureza para reduzir o estresse e equilibrar as emoções

Entrar em contato com a natureza não apenas combate a ansiedade e o estresse, mas promove um efeito positivo no cérebro, ao ajudá-lo a se manter mais saudável e alegre, bem como proporciona uma troca mútua de energia em todas as esferas.

Estudos apontam que contemplar a natureza deixa a mente mais leve e nos traz para o momento presente, o que hoje se tornou exótico, diante da agitação humana na busca desenfreada pelo que ditam ser sinônimo de sucesso e de uma vida feliz.

Uma Revisão Sistemática com meta análise, estudo considerado de alta relevância metodológica, publicado na Revista International Journal Biometeorial em 2019, que avalia os efeitos do Shinrin Yoku – em tradução, banho de floresta, uma terapia de origem japonesa – nos níveis de cortisol demonstra em seus resultados uma diminuição significativa do mesmo. Ou seja, caminhar descalço na grama e contemplar dos detalhes da natureza são práticas eficazes na promoção da saúde e qualidade de vida.

Outro estudo publicado na Revista Public Health em 2007, revela que ambientes florestais são vantajosos em relação ao equilíbrio das emoções, em especial, para aqueles que vivem em estresse crônico e conclui que o banho de floresta pode ser empregado como um eficiente método para reduzir o estresse, bem como a probabilidade da manifestação de doenças relacionadas ao mesmo.

Caminhar na natureza nos ajuda a pensar com mais clareza, aumentar o foco e a desfrutar do momento presente. Experimente os efeitos desta prática duas vezes na semana por 10 a 20 minutos. Comece tirando alguns momentos do dia para observar as árvores, as plantas, o sol, a lua, o céu, as flores e se possível, fique descalço e pise na grama.

Aprecie as coisas simples e tenha uma vida com mais saúde, qualidade de vida e significado.

Beijos de luz, Aretuza Lattanzi!

Aretuza Lattanzi – Serra News

Veja também
error: Conteúdo protegido!