O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Friburgo: UPA de Conselheiro Paulino não terá mais testagem para Covid

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, informou que a partir da próxima segunda-feira, 14/02, a tenda que foi armada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Conselheiro Paulino para a realização dos testes de detecção ao coronavírus será desmontada.

A Secretaria Municipal de Saúde diz que o Centro de Triagem será desmontado devido a “queda no número de casos da Covid-19 e a consequente baixa da positividade” de casos na cidade. Nos primeiros 40 dias deste ano, 23 friburguenses morreram em decorrência da doença.

Entretanto, o Governo Municipal salienta que a UPA continuará recebendo os pacientes que buscarem atendimento hospitalar e assistência médica com sintomas da Covid-19, tal como o Hospital Municipal Raul Sertã. Entretanto, para situações de testagem, a orientação é buscar os centros de triagem da Via Expressa e da Praça das Colônias.

No início de janeiro, com o cenário de alta contaminação pelo vírus na cidade após as festas de fim de ano, a Prefeitura planejou e executou ações para ampliar a testagem a toda a população que estava com sintomas da Covid-19. “Agora, conforme já apontavam os especialistas, estamos em decrescência de reagentes.”

Os outros pontos continuarão funcionando normalmente para quem está com sintomas de Covid-19 há pelo menos três dias realizar o teste. Todos os dias, inclusive finais de semana, de 8h às 17h – com entrega de fichas até as 15h30 – na Via Expressa e na Praça das Colônias. Já às segundas e quintas-feiras, em Lumiar, de 8h até 12h, na Ação Rural.

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informa e reitera que, caso veja a necessidade de ampliar novamente os locais para testagem, não medirá esforços, novamente, para oferecer o serviço aos friburguenses.

Friburgo abre mais um Centro de Triagem da Covid no Suspiro

Campos

Campos, na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, recebeu no dia 7/02, um centro de testagem para Covid-19. O serviço é disponibilizado ao lado da UPA do município e terá capacidade para realizar 300 testes por dia. O funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 17h.

Para realizar o teste no local, é preciso fazer agendamento on-line por meio do link agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o novo centro foi aberto para atender uma demanda da região.

Veja também