O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

O que são as “soft skills” e como podem alavancar sua carreira

Se você é uma pessoa antenada no autodesenvolvimento, é provável que já tenha ouvido falar nas famosas “soft skills”, habilidades comportamentais cada vez mais requisitadas na carreira e também na vida pessoal.

Para uma maior clareza, vamos entender o que são as “hard skills”. As “hard skills” são competências e habilidades técnicas objetivas de fácil mensuração, como exemplo: o domínio de idiomas, de informática, uma formação profissional (dentista, médico, advogado, etc.) e até conhecimentos sobre contabilidade e direito. O que todo mundo pode ter, faz sentido?

Quem aí já ouviu relatos de pessoas escolhendo uma profissão ou já passou pela seguinte situação: “quero fazer psicologia, mas já tem muito no mercado” ou “tenho vontade de ser enfermeiro, mas será que terá espaço para mim?” É óbvio que todos nós temos afinidades técnicas específicas e a forma de fazer as coisas que também podem nos diferenciar e nos destacar no mercado, mas as “soft skills” podem potencializar a sua vida ainda mais, e em todas as esferas. O que são elas?

As “soft skills” estão relacionadas diretamente com o comportamento humano e envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Com efeito, quando desenvolvidas em prol da vida profissional, impactam também na vida pessoal. A boa notícia? Hábitos e comportamentos podem ser alterados. Fácil? Para uns sim, para outros não. Mas totalmente possível, porém é necessário consciência, disciplina e consistência.

Quer alavancar a sua vida profissional em 2022? Aprender a alinhar as habilidades subjetivas e comportamentais com as habilidades técnicas e objetivas é a maior estratégia. Em 2022, as “soft skills” mais requisitadas são: originalidade, comunicação afetiva, agilidade, resiliência e Inteligência emocional. Anotaram a dica?

Se você ainda não conseguiu os resultados que você quer, é porque existe algo que você ainda não sabe. Vamos juntos? Beijos de luz e até a próxima coluna!

Aretuza Lattanzi – Serra News

Veja também
error: Content is protected !!