O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Janeiro Branco: Saúde Mental merece uma pausa especial

Janeiro Branco é uma campanha nacional iniciada em 2014 com o intuito de chamar a atenção das pessoas sobre a importância do autocuidado em saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido porque as pessoas começam o ano empolgadas com as metas previamente propostas para o Ano Novo.

Estabelecer metas é fácil, o mais difícil é se manter no caminho e saber se desviar das distrações que a todo momento querem roubar o nosso precioso tempo. A mudança deve acontecer de dentro para fora e começar por você. Como? Aprendendo a administrar o seu sistema integral. E para tanto, é necessário ter uma vida com mais consciência para entender o que está alinhado com a sua essência e o que é do mundo.

“Todo mundo quer se encaixar num padrão” dizia o renomado professor de Yoga, Dr° Hermógenes. A “normose”, segundo ele, são os padrões considerados normais pela sociedade atual, tais como: o “normal” é ter o corpo do momento, é ter a harmonização facial da moda, é esbanjar uma vida feliz com base em posses materiais, e etc. E quem não se “normaliza” acaba adoecendo numa busca desenfreada por um ideal que talvez não esteja de acordo com a própria essência e que acima de tudo, é uma ilusão.

Com base nisto, não ser o que a sociedade impõe gera ansiedade, transtornos alimentares, a tentativa de fuga da realidade em consumo desenfreado de álcool, drogas e psicotrópicos, bruxismo, angústia, frustração, podendo chegar a quadros de depressão e ao suicídio. Cuidado com a “corrida dos ratos”, já dizia Robert Kyosaky, autor do livro Pai Rico Pai Pobre. Não tenha medo e nem vergonha de ser quem você é, e de viver e buscar, o que está de acordo com a sua essência. E não importa o que seja, mas deve ser importante e fazer sentido para você.

O universo é todo conectado e que for seu virá de encontro a você, mas não se esqueça de fazer a sua parte e de apreciar a trajetória. Não persiga desenfreadamente os resultados, pois assim você estará deixando de viver o presente plenamente. O resultado vai chegar, desde que você esteja em movimento para isto.

Sendo o foco indispensável para obter resultados, a atenção é protagonista no assunto. E de acordo com o ponto de vista da neurociência, desenvolver estratégias de atenção plena é extremamente importante para filtrar estímulos externos. Para tanto, requer energia e segundo uma pesquisa realizada em Harvard, energia se consome e tem limite, assim como o estado de “flow” (foco centrado, imersão profunda no que se faz).

Se você deseja resultados eficazes e eficiência no processo, além de tudo ter a sua saúde preservada, se atente porque a era multitarefas já era, não funciona. O cérebro só tem um filtro e ele só presta atenção em uma coisa por vez. O meu convite é o menos com qualidade, princípios do essencialismo, muito bem elucidado pelo autor Greg Mackeaown.

“A sabedoria da vida é saber eliminar o que não é essencial” – Lin Yutang

Finalizo esta coluna deixando a seguinte reflexão: saiba o que VOCÊ quer. Saúde Mental de Janeiro a Janeiro. Saúde Mental o ano inteiro.

Beijos de luz, Aretuza! 

Veja também
error: Content is protected !!