O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Procura por atendimento em casos de gripe aumenta em Nova Friburgo

Enquanto a Covid-19 dá sinais de rendição, com UTIs zeradas de internações e óbitos estagnados há mais de um mês, Nova Friburgo vê aumentar a procura nas emergências dos hospitais e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de pessoas com sintomas de gripe, como febre alta, dor de garganta e tosse.

A equipe de Vigilância em Saúde do município está realizando um levantamento para analisar o real cenário epidemiológico, informou a Prefeitura. A orientação é que em casos de sintomas graves, a população busque atendimento e assistência nas unidades hospitalares. Já em casos de sintomas leves, basta ir até uma das unidades básicas de Saúde (UBS).

Vírus influenza A H3N2

Os surtos de gripe causados pelo vírus influenza A H3N2 se espalham pelo Brasil e já atingem ao menos dez estados. Em cinco – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Paraná – foram registradas mortes pela doença. Surgido em Hong Kong na década de 1960, o vírus influenza A (H3N2) sofreu uma nova mutação na Austrália este ano, suficiente para aumentar os atendimentos nos prontos-socorros e internações nos hospitais.

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Conhecido oficialmente como influenza A (H3N2), esse vírus é sazonal. Ele circula entre humanos desde uma epidemia em Hong Kong em 1968. Mas foi apenas a partir de 2005 que ele começou a circular pelo mundo mais frequentemente.

Como os vírus influenza passam por mais mutações do que o coronavírus, as vacinas precisam mudar todos os anos para garantir eficácia. A vacina contra a gripe usada no Brasil já tem em sua composição a H3N2, mas não se trata da variante Darwin, a que agora circula no Rio e em São Paulo.

Desde que a variante foi encontrada, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma nova formulação para as vacinas contra a gripe que serão aplicadas em 2022, agora com a H3N2 Darwin.

Mesmo assim, a vacina à disposição “ajuda a pelo menos reduzir hospitalização”, diz Cristina Bonorino, imunologista da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). “Essa variante não está na vacina, mas a H3N2 está. Então a vacina tem alguma proteção.”

Rio coloca em prática o plano de contingência para epidemia de Influenza

Ômicron

Além da gripe, outro vírus que preocupa agora as autoridades sanitárias é a nova variante da Covid-19, a Ômicron. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou na segunda-feira, 20/12, o primeiro caso da variante Ômicron da Covid-19 no Estado, na cidade do Rio de Janeiro. O instituto destacou que é um caso importado e que ainda não houve transmissão do vírus em solo carioca.

Veja também
error: Content is protected !!