O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Rio coloca em prática o plano de contingência para epidemia de Influenza

A situação inesperada, que já é tratada pelas autoridades de saúde como uma epidemia, ocorre num momento em que as hospitalizações e as mortes por Covid-19 estão em baixa.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou os grandes centros urbanos e turísticos para o risco de importação de casos de influenza A, que foram observados no estado do Rio de Janeiro, tanto em crianças quanto na população adulta.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse, nesta quinta-feira (9), que apesar do baixo número de internações, a epidemia de gripe é grave em nível ambulatorial.

A declaração vem depois do reconhecimento de epidemia por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Em nota enviada no início da tarde desta quinta-feira, afirmam que colocaram “em prática o plano de contingência para epidemia de influenza”.

Em duas semanas, a média de casos de influenza no estado do Rio de Janeiro cresceu 2.647%, segundo os dados divulgados, na quarta-feira (8/12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A média de atendimentos de casos de síndrome gripal subiu de 173, na semana de 15 a 20 de novembro, aumentando para 435,6 na semana de 21 a 27 de novembro, até chegar em 4.752,7 contaminações por gripe entre os dias 04 e 06 de dezembro.

Entre as crianças, a média móvel dos atendimentos passou de 46,6 para 996, um aumento de 2.037%. Já entre os adultos, no mesmo período, o número saltou de 126,5 para 3.756 atendimentos por dia — crescimento de 2.869% na média móvel.

Pandemia e Epidemia

Uma enfermidade se torna uma pandemia quando atinge níveis mundiais, ou seja, quando determinado agente se dissemina em diversos países ou continentes, usualmente afetando um grande número de pessoas. Quem define quando uma doença se torna esse tipo de ameaça global é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma pandemia pode começar como um surto ou epidemia; ou seja, surtos, pandemias e epidemias têm a mesma origem – o que muda é a escala da disseminação da doença.

Veja também
error: Content is protected !!