O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Mosquitinho de banheiro, conheça esse minúsculo inseto

Quase todos já perceberam a presença de um mosquitinho no banheiro quando vai tomar um banho. O inseto parece adorar o ambiente propiciado pelo banheiro, e isso é verdade, pois a mosquinha-de-banheiro realmente ama ficar nesse cômodo específico.

Na verdade essas mosquinhas são considerados mosquitos e pertencem à classe dos Psychodomorpha. Os ambientes úmidos são considerados perfeitos para essa espécie, pois suas larvas são aquáticas, assim, normalmente as fêmeas depositam seus ovos dentro dos ralos, pois ali há um grande acúmulo de matéria orgânica.

Apesar de ser completamente inofensiva, a presença da mosquinha indica a necessidades de métodos mais eficientes na hora de limpar o banheiro. Água sanitária ou produtos que contenham cloro são indicados para eliminar o inseto e possíveis larvas. O uso de inseticidas comuns é dispensável, pois eliminam somente o inseto e não ovos ou larvas.

Uma única fêmea é capaz de botar até algumas centenas de ovos. O inseto pode demorar até duas semanas para chegar a sua fase adulta, no entanto, o ciclo de vidas dos mosquitinhos é curto. Mas não é necessário se preocupar com a presença desses mosquitos, pois eles não estão associados à transmissão de doenças. Contudo, é necessário limpar os banheiros frequentemente.

Por outro lado, o lado ambiental da coisa, todo animal existente cumpre um papel de importância no ciclo da existência. O mosquitinho-de-banheiro se alimenta de fungos que vivem nesses ambientes úmidos, e em matéria orgânica encontrada nos ralos e, pasmem, se não fosse ela, o ralo poderia até entupir. Além disso, camaleões, lagartixas e sapos se alimentam desse inseto.

Gabriel Monnerat – Serra News

Veja também
error: Content is protected !!