O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Jardim do Adro: natureza, beleza e sossego no centro de Cordeiro

O tema da nossa coluna hoje é o Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, que fica localizado no Centro de Cordeiro, na Região Serrana do Rio. O adro – que é o pátio externo que circunda uma igreja – é um belo jardim que existe desde a fundação da igreja, em sua primeira construção.

Esse local é bem visitado pela população, e não apenas nos horários das celebrações religiosas. As pessoas buscam esse espaço para caminhadas, passeios com as crianças, meditação, recolhimento para orações, cenário para fotografia e até para a descanso no intervalo do almoço.DSC2188 12 1 scaled

Apesar de atualmente a circulação de pessoas no Adro esteja restrita por questões sanitárias da pandemia de Covid-19, o espaço ao ar livre permanece bem conservado, com as árvores oferecendo sombra e frescor na área central da cidade. Mas além do jardim, esse lugar de memória para tantos cordeirenses guarda curiosidades que podem passar despercebidas por nós, principalmente para os mais jovens.

DSC2196 13DSC2184 11

 

 

 

 

 

 

 

O fato mais marcante, decorrente da maior mudança ocorrida no local, foi a demolição total do prédio da igreja original, cuja construção remonta o ano de 1887, para a construção de um novo prédio de tamanho maior e inspirada na arquitetura contemporânea à década de 1970, inspirada nas obras de Oscar Niemeyer. Atribui-se a necessidade da demolição a questões estruturais, possivelmente ao risco da torre ruir.

A nova construção passou a ser conhecida como uma das construções mais modernas da região. A nova igreja foi erguida com apoio da comunidade, sendo reinaugurada em 1974. No interior do prédio moderno há uma linda imagem de Nossa Senhora da Piedade vinda diretamente da Itália, de escultura admirável pelas perfeições de suas linhas.

 

Outra curiosidade sobre o Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, refere-se à grade que o cerca e que não existia desde sua fundação. Essa grade foi trazida do Jardim de Cantagalo (Praça João XXIII) após sua reforma e construção do famoso murinho que a circunda. Na época dessa transferência, Cordeiro era distrito de Cantagalo.

 Outra curiosidade sobre o Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, refere-se à grade que o cerca e que não existia desde sua fundação. Essa grade foi trazida do Jardim de Cantagalo (Praça João XXIII) após sua reforma e construção do famoso murinho que a circunda.DSC2149 1

Recentemente o adro passou por uma reforma como a revitalização da escadaria, do jardim e da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, e desde então sua manutenção não descuida da pintura de suas grades, poda necessária de algumas árvores e limpeza constante, mantendo a beleza e aconchego do local.

DSC2206 15DSC2204 14

Além da importância histórica e memorialista na cidade, o adro é mais um significativo espaço verde no meio da cidade, que abriga inúmeras espécies de aves, sendo comum sentar-se em seus bancos e ouvir sabiás (laranjeira e barranco) nos presenteando com suas belas melodias. Entre as diferentes espécies presentes na arborização do local, podemos citar a presença de árvores de grande porte como bandarra, espatódea, sibipiruna, pau-ferro, ipê e pau-brasil.

  DSC2174 8DSC2176 9  DSC2161 5 DSC2164 6

Veja também
error: Content is protected !!