O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Beija-flor-dourado fotografado em Cordeiro é o primeiro registro no RJ

Na coluna de hoje, vamos falar sobre o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura), que foi registrado, fotograficamente, pela primeira vez na história no estado do Rio de Janeiro. Tal registro feito no município de Cordeiro, constou como o primeiro na plataforma wikiaves, site colaborativo onde são catalogados os registros de aves feitos no Brasil.

Ave que mede em cerca de 10 centímetros e pesa 5 gramas. Sua cor é verde, possuindo tons de dourado-acobreado que sob luz do sol emite brilhos dourados. Além de alimentar-se de néctar, essa espécie captura pequenos insetos em voo e coleta pequenas aranhas em suas teias.

Sua reprodução acontece de fevereiro a setembro e seu ninho é típico de beija-flores, ou seja, em formato de taça e feito com fibras vegetais, encontrado normalmente a uma altura de 4 a 6 metros do solo. Em cada postura é comum a ocorrência de dois ovos, com incubação de mais ou menos quinze dias.

DSC0954 7

O beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura) tem o habitat em florestas subtropicais de baixa altitude, podendo ser encontrado no interior e bordas de florestas. A espécie também pode ser vista em jardins e áreas arborizadas das cidades.

Este registro não foi obtido de forma programada porque, até então, não se sabia de sua ocorrência no estado do Rio de Janeiro, e muito menos na cidade de Cordeiro. A foto foi conseguida ao acaso, em um dia típico de passarinhada urbana. Isso nos mostra que pequenas joias aladas podem estar bem mais perto do que possamos imaginar, como esse beija-flor nos mostrou. Considerando a descrição do habitat da espécie e locais que eles podem ocorrer, o local da observação era propício à sua ocorrência.

A identificação da espécie foi confirmada devido à cor de seu dorso e parte traseira da cauda, observada na foto, em tom de dourado.

DSC0929 4
Repare a região dourada da ave, crucial para identificação da espécie

E você, costuma observar e ouvir as aves? Quem sabe quais joias aladas podem estar ao seu redor?! Tome uns minutos do seu dia e olhe pela janela, observe o quintal, vá ao parque, tenha contato com a natureza, e você poderá avistar muitas joias da nossa avifauna.

Veja também
error: Content is protected !!