O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.
lateral-160×200
lateral-160×200

Covid: Moradores de Cordeiro pedem fiscalização rigorosa contra aglomerações

Nesta quarta-feira (12/5), mais uma morte em decorrência de complicações da Covid-19 foi registrada no município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio. O município chega a triste marca de 30 mortes pela doença. Somente entre domingo e esta quarta, quatro cordeirenses morreram com a doença. Cordeiro tem agora 85 casos ativos de Covid-19, sendo um total de 2.471 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.346 pessoas recuperadas.

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito intensificou as ações de fiscalização em todo o comércio de Cordeiro, após cobrança nas redes sociais feitas por moradores da cidade, que pedem medidas mais incisivas no combate ao coronavírus e, principalmente, contra aglomerações clandestinas que propagam o vírus.

“Forneça para o povo um telefone de denúncia, para a população entrar nessa luta e ajudar o senhor (prefeito) nessa guerra, porque é uma guerra prefeito, contra o vírus, contra as pessoas que não seguem os protocolos. Higienize as ruas, o hospital, abra a triagem 24 horas, para termos segurança para irmos ao hospital, temos medo de entrar lá com uma coisa e sair com outra (…)” – escreveu a cordeirense Andréa.

“Mercado lotado, bar lotado, clinica lotada, pessoas na ruas sem máscara, tem que fazer outro decreto mais rigoroso” – escreveu Simone. Outro morador fez um desabafo mais duro: “A fiscalização nossa se vende por porcaria, é preciso fiscalizar os fiscais” – escreveu o cordeirense Vinícius.

A Prefeitura de Cordeiro, nesta quarta-feira (12), informou em seus perfis oficiais que intensificou as ações de fiscalização em todo o comércio. Também informou que a fiscalização verifica locais com aglomerações como, festas clandestinas e outros pontos de comemoração.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "AGLOMERANDO, VOCÊ PODE LEVAR A DOENÇA PRA DENTRO DE CASA E MATAR QUEM VOCÊ AMA. CORIO CORDEIRO PREFEITURA GVRN TODOS NA LUTA CONTRA A COVID-19"

“A Prefeitura de Cordeiro agradece a colaboração de toda a população e comerciantes na luta contra o coronavírus. Essa ação de fiscalização é importante, mas não se esqueça que a melhor estratégia no momento para contermos os avanços do vírus é evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos com água e álcool“, pede às autoridades cordeirenses.

O Decreto Municipal N° 062/2021 – em atual vigência no município – prevê algumas regras para os estabelecimentos comerciais, como, horário de funcionamento até as 23 horas, área de atendimento reduzida a 50%, distanciamento mínimo de 1 metro entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para os clientes.

Calamidade pública

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (12), a prorrogação do estado de calamidade pública em virtude da pandemia de covid-19 em seis municípios: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Cordeiro, Miguel Pereira, Tanguá e Paty do Alferes. A prorrogação valerá até 31 de dezembro deste ano. Em Cordeiro, o decreto foi publicado no dia 20 de abril e aguardava aval da Alerj.

De acordo com o documento da Prefeitura de Cordeiro, ficam autorizadas em razão do reconhecimento da situação de calamidade pública, a adoção das seguintes medidas como: a requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; e a dispensa de licitação para contratação de bens e serviços para atender as demandas decorrentes da situação de calamidade pública, nos termos do art. 24 da Lei nº 8666/93.

Cordeiro decreta estado de calamidade pública em razão da pandemia

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ciente disso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais