O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Covid: Moradores de Cordeiro pedem fiscalização rigorosa contra aglomerações

Nesta quarta-feira (12/5), mais uma morte em decorrência de complicações da Covid-19 foi registrada no município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio. O município chega a triste marca de 30 mortes pela doença. Somente entre domingo e esta quarta, quatro cordeirenses morreram com a doença. Cordeiro tem agora 85 casos ativos de Covid-19, sendo um total de 2.471 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.346 pessoas recuperadas.

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito intensificou as ações de fiscalização em todo o comércio de Cordeiro, após cobrança nas redes sociais feitas por moradores da cidade, que pedem medidas mais incisivas no combate ao coronavírus e, principalmente, contra aglomerações clandestinas que propagam o vírus.

“Forneça para o povo um telefone de denúncia, para a população entrar nessa luta e ajudar o senhor (prefeito) nessa guerra, porque é uma guerra prefeito, contra o vírus, contra as pessoas que não seguem os protocolos. Higienize as ruas, o hospital, abra a triagem 24 horas, para termos segurança para irmos ao hospital, temos medo de entrar lá com uma coisa e sair com outra (…)” – escreveu a cordeirense Andréa.

“Mercado lotado, bar lotado, clinica lotada, pessoas na ruas sem máscara, tem que fazer outro decreto mais rigoroso” – escreveu Simone. Outro morador fez um desabafo mais duro: “A fiscalização nossa se vende por porcaria, é preciso fiscalizar os fiscais” – escreveu o cordeirense Vinícius.

A Prefeitura de Cordeiro, nesta quarta-feira (12), informou em seus perfis oficiais que intensificou as ações de fiscalização em todo o comércio. Também informou que a fiscalização verifica locais com aglomerações como, festas clandestinas e outros pontos de comemoração.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "AGLOMERANDO, VOCÊ PODE LEVAR A DOENÇA PRA DENTRO DE CASA E MATAR QUEM VOCÊ AMA. CORIO CORDEIRO PREFEITURA GVRN TODOS NA LUTA CONTRA A COVID-19"

“A Prefeitura de Cordeiro agradece a colaboração de toda a população e comerciantes na luta contra o coronavírus. Essa ação de fiscalização é importante, mas não se esqueça que a melhor estratégia no momento para contermos os avanços do vírus é evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos com água e álcool“, pede às autoridades cordeirenses.

O Decreto Municipal N° 062/2021 – em atual vigência no município – prevê algumas regras para os estabelecimentos comerciais, como, horário de funcionamento até as 23 horas, área de atendimento reduzida a 50%, distanciamento mínimo de 1 metro entre as mesas e disponibilização de álcool em gel para os clientes.

Calamidade pública

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em discussão única, nesta quarta-feira (12), a prorrogação do estado de calamidade pública em virtude da pandemia de covid-19 em seis municípios: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Cordeiro, Miguel Pereira, Tanguá e Paty do Alferes. A prorrogação valerá até 31 de dezembro deste ano. Em Cordeiro, o decreto foi publicado no dia 20 de abril e aguardava aval da Alerj.

De acordo com o documento da Prefeitura de Cordeiro, ficam autorizadas em razão do reconhecimento da situação de calamidade pública, a adoção das seguintes medidas como: a requisição de bens e serviços de pessoas físicas e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; e a dispensa de licitação para contratação de bens e serviços para atender as demandas decorrentes da situação de calamidade pública, nos termos do art. 24 da Lei nº 8666/93.

Cordeiro decreta estado de calamidade pública em razão da pandemia

 

Veja também
error: Content is protected !!