O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Astrofotografia em evidência: um novo olhar para o céu cordeirense

AAAWhatsApp Image 2020 08 16 at 12.43.14 1

Hoje temos novidades na coluna Lente Natural: começaremos um ciclo de entrevistas (intercaladas com as de temática das aves) com pessoas que desenvolvem algum trabalho ligado à natureza ou fotografia, ou os dois juntos. Para abrir esse projeto, entrevistamos a advogada Renata Martins, de Cordeiro, que pratica a astrofotografia e é membro da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo e do Retrovisor Fotoclube, de Cordeiro, onde também é presidente (ambos no estado do Rio de Janeiro). A fotógrafa nos contou que um fotoclube é formado pela reunião de fotógrafos que desejam fomentar a fotografia, tornando a sua prática conhecida. E ainda sobre isso, nos contou que ser membro de mais de um fotoclube, fez com que ela amadurecesse sua técnica, já que há a vantagem nas trocas de conhecimento e promoção de atividades voltadas para a arte da fotografia.

WhatsApp Image 2020 08 16 at 12.50.05

Renata Martins começou a fotografar há seis anos, como hobby e hoje, devido a sua evolução, técnica e estudo, já considera essa prática como profissional. Como um fotógrafo precisa de constante formação e dedicação, ela realizou diversos cursos na área de fotografia e estuda sobre o tema até hoje, não ficando um dia sem ler a respeito do assunto, como a própria relatou. Outro ponto interessante, é o fato de fazer parte de diversos grupos de discussão a respeito de fotografia, independente do tema ser geral ou específico ao que mais se dedica. Além disso, Renata Martins acompanha muito a obra de outros fotógrafos. Vale salientar que mesmo não sendo do seu nicho, vale prestar atenção na obra de outros fotógrafos de temas variados, pois conhecimento nunca é muito.

A maior paixão da fotógrafa Renata é a astrofotografia, que consiste em tirar fotos de corpos celestes, sendo a Via-Láctea o seu maior foco. Dentro da astrofotografia, ela pratica a modalidade conhecida como campo aberto, onde há o alinhamento de céu e Terra na composição das fotos. Apesar dessa modalidade parecer mais simples dentro da área, exige muita disciplina e conhecimento técnico, além de estar sujeita às condições climáticas.

Astrofotografia, um novo olhar para o céu

Este é um dos nichos de fotografia natural, mais complexos, porque exige equipamentos específicos, conhecimento, técnica, além de demandar entendimento sobre climatologia. Conhecer o clima regional e suas nuances é extremamente necessário ao conhecimento e entendimento nessa área, para que não realize saídas perdidas em dias chuvosos ou nublados, por exemplo, ou programar uma viagem para algum lugar específico em períodos de baixas visualização de estrelas.

A partir dessa conversa com a fotógrafa Renata Martins podemos ver quantas possibilidades a natureza nos dá de exploração sem depredação. Além da própria percepção de que o ambiente natural vai muito além da vegetação e dos animais. E eu garanto que algum momento você já realizou uma astrofotografia, mesmo sem saber. Quem resiste a fotografar, com o aparelho celular, um pôr do sol, a lua ou alguma nuvem de formato ou cor interessante?

Para conhecer mais o astrofotografia e o belíssimo trabalho da fotógrafa Renata Martins: Fotooficinada.

Céu de Cordeiro - RJ - Fotografia de Renata Martins

Veja também
error: Content is protected !!