O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cantagalo emociona fiéis

Passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cantagalo emociona fiéis

Na última quinta-feira (11/06), o Santuário do Santíssimo Sacramento de Cantagalo comemorou a solenidade de Corpus Christi, padroeiro do santuário. Após a novena em preparação a este grande dia, que ocorreu do dia 02 ao dia 10 de junho, a Santa Missa teve início às 10 horas, sendo presidida pelo pároco e reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus e transmitida através do canal no Youtube.

Em sua homilia, o celebrante contou a história de como a solenidade em honra ao Corpo do Senhor – Corpus Christi. A igreja católica celebra após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade, fora oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV, após o milagre eucarístico de Bolsena. Além disso, Pe. Higor nos exortou sobre a importância de nos doarmos aos outros como alimento, assim como Jesus faz conosco, alimentando-nos na Eucaristia. Por fim, nos falou sobre como é importante nos abrirmos a graça de ter Jesus, que desce do Céu para ir à outro que é a nossa alma, para produzir um espírito de adoração e de caridade.

Percurso do Santíssimo Sacramento

Portanto, ao final da Santa Missa, o Padre se despediu dando a benção e convidou os fiéis a acompanharem todo o trajeto pelo qual o Santíssimo Sacramento iria passar. Pois pediu para prepararem seus corações e os altares para acolher o Senhor.

santuario 3

A procissão teve início logo após o fim da Santa Missa e teve duração de 4 horas e 37 minutos. Pois ela percorreu todas as principais ruas dos bairros da cidade de Cantagalo. Em todo o percurso, os fiéis ajoelhavam, O adoravam e se emocionavam ao ver Jesus Sacramentado vindo ao seu encontro, em tempos tão difíceis que não os permite ir até Ele. Durante o trajeto, foram feitas três paradas, onde o Pe. Higor concedeu a benção com o Santíssimo: uma no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, único da cidade, onde os idosos O aguardavam; uma na Prefeitura Municipal; e a outra no Hospital de Cantagalo, onde membros da equipe de saúde também O esperavam, ajoelhados e com o coração cheio de alegria ao ver Aquele que é Rei e Fonte de toda a vida.

Ao final, Pe. Higor agradeceu a todos os fiéis que acompanharam, prestaram sua adoração e fizeram com que o percurso acolhesse o Senhor com todo amor e carinho que Lhe são devidos. Portanto, agradeceu também aos que ajudaram e fizeram com que tudo isto fosse possível. Ressaltou também que foi um momento que ficará na história do Santuário.

Fotos: Mateus Ladeira

Texto: Letícia Ecard

Empresas apoiam a informação de qualidade

Veja também
error: Content is protected !!