Passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cantagalo emociona fiéis

Passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cantagalo emociona fiéis

Na última quinta-feira (11/06), o Santuário do Santíssimo Sacramento de Cantagalo comemorou a solenidade de Corpus Christi, padroeiro do santuário. Após a novena em preparação a este grande dia, que ocorreu do dia 02 ao dia 10 de junho, a Santa Missa teve início às 10 horas, sendo presidida pelo pároco e reitor, Pe. Higor Moraes de Jesus e transmitida através do canal no Youtube.

Em sua homilia, o celebrante contou a história de como a solenidade em honra ao Corpo do Senhor – Corpus Christi. A igreja católica celebra após a oitava de Pentecostes, mais precisamente depois da festa da Santíssima Trindade, fora oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV, após o milagre eucarístico de Bolsena. Além disso, Pe. Higor nos exortou sobre a importância de nos doarmos aos outros como alimento, assim como Jesus faz conosco, alimentando-nos na Eucaristia. Por fim, nos falou sobre como é importante nos abrirmos a graça de ter Jesus, que desce do Céu para ir à outro que é a nossa alma, para produzir um espírito de adoração e de caridade.

Percurso do Santíssimo Sacramento

Portanto, ao final da Santa Missa, o Padre se despediu dando a benção e convidou os fiéis a acompanharem todo o trajeto pelo qual o Santíssimo Sacramento iria passar. Pois pediu para prepararem seus corações e os altares para acolher o Senhor.

A procissão teve início logo após o fim da Santa Missa e teve duração de 4 horas e 37 minutos. Pois ela percorreu todas as principais ruas dos bairros da cidade de Cantagalo. Em todo o percurso, os fiéis ajoelhavam, O adoravam e se emocionavam ao ver Jesus Sacramentado vindo ao seu encontro, em tempos tão difíceis que não os permite ir até Ele. Durante o trajeto, foram feitas três paradas, onde o Pe. Higor concedeu a benção com o Santíssimo: uma no Asilo da Velhice Visconde de Pinheiro, único da cidade, onde os idosos O aguardavam; uma na Prefeitura Municipal; e a outra no Hospital de Cantagalo, onde membros da equipe de saúde também O esperavam, ajoelhados e com o coração cheio de alegria ao ver Aquele que é Rei e Fonte de toda a vida.

Ao final, Pe. Higor agradeceu a todos os fiéis que acompanharam, prestaram sua adoração e fizeram com que o percurso acolhesse o Senhor com todo amor e carinho que Lhe são devidos. Portanto, agradeceu também aos que ajudaram e fizeram com que tudo isto fosse possível. Ressaltou também que foi um momento que ficará na história do Santuário.

Fotos: Mateus Ladeira

Texto: Letícia Ecard