Detox Emocional 17: Especial Covid-19

Detox Emocional 17: especial COVID-19 Aretuza Pires Lattanzi

Detox Emocional 17: Orlando Joaquino vive desanimado por causa da crise econômica provocada pelo Covid-19 e da sua falta de perspectivas diante do cenário de incertezas, além do medo de se contaminar com vírus. Desde que o seu negócio teve que fechar em detrimento do momento atual, ele fica praticamente o dia todo ligado ao noticiário sem filtro algum. E também se sente angustiado em ter que ficar em casa de quarentena. E mais, ele fica querendo controlar quem está de quarentena, quem não está, se vai faltar algo para comer e higienizar, se não vai, o que outros países estão fazendo, o que não estão, se as medidas do governo estão certas, se não estão, o que uma pessoa postou, o que não postou, se tem gente vendendo e ganhando dinheiro, se não tem., quantas pessoas estão contaminadas, se não estão, se a bolsa está em queda, se não está (mesmo sem entender como funciona), o que as pessoas estão fazendo, o que não estão, vive compartilhando coisas negativas, criticando, mandando indiretas,….

Caros leitores, vocês conseguem perceber que, sem se dar conta, Orlando Joaquino está se especializando na maestria da ansiedade, do pânico, do desespero, da angústia, da melancolia, do negativismo, da raiva,…etc….

O protagonista otimista: ele precisa nascer assim ou pode se desenvolver?

Amores da minha vida, o mundo é como ele é, mas nós o enxergamos da forma que está o nosso interior e sendo assim, julgamos o mundo de acordo com o nosso estado e padrões de pensamentos. Você sabia que a inteligência emocional é uma das habilidades de destaque do século XXI e que ela pode ser desenvolvida? E o que é inteligência emocional? É uma competência que nos ajuda a controlar os nossos sentimentos (autocontrole), porém sem anulá-los, o nos possibilita ter uma visão mais otimista de nós mesmos em todas as esferas e, consequentemente de tudo ao nosso redor.

Eu gosto de destacar que além desenvolver a inteligência emocional, precisamos aprender a ter consciência emocional. A propósito, como iremos realizar o detox se não sabemos identificar qual a emoção que nos aflige? Mas Aretuza, como praticar? Quando perceber um determinado sentimento, pergunte-se: por que estou sentindo isso? A quem pertence isso? Eu posso controlar? Por fim, é através das suas próprias respostas que você irá aprender a identificar se existe algo que você possa fazer para mudar uma situação ou não. Se estiver sob a sua esfera de resolução, maravilhoso, tome uma atitude para sanar. Mas se não estiver, diga para você mesmo: solucionado está e delegue para o universo.

Olha que interessante: a nossa vida fica muito mais leve quando adquirimos essa habilidade, a nossa energia muda, nos tornamos mais interessantes, preservamos a nossa imunidade, e de bônus, adquirimos mais saúde, qualidade de vida e longevida.

Práticas da semana para o Detox Emocional 17 – Especial Covid-19

  1. Evite assistir televisão; saia ou silencie grupos de whatsapp onde só compartilham vídeos e notícias negativas; evite ficar muito tempo nas redes sociais; pare de seguir quem não lhe acrescenta nada, além de pânico, negativismo e energia ruim.
  2. Tenha seu momento de espiritualidade; medite; faça seus mantras com intenções positivas; leia um bom livro; pratique uma atividade física (existem várias modalidades no youtube); faça boas escolhas para se alimentar de forma mais saudável; beba bastante água; durma bem; se possível, pegue o solzinho da manhã.
  3. Não fique em casa de pijama o dia todo. Se vista de acordo com as atividades escolhidas, como se você fosse fazer fora de sua casa.
  4. Mantenha a rotina de autocuidado sugerida pela Organização Mundial da Saúde.
  5. Se em algum momento se sentir desanimado, tome uma atitude para se animar. Que seja uma simples mudança de pensamento.
  6. Faça um curso online (existem vários gratuitos disponíveis). Quem sabe oportunidades novas não surgirão? É questão de estar preparado…
  7. Desenvolva uma nova habilidade.
  8. Ouça músicas e dance (maravilhoso para autoconfiança).
  9. Assista séries e/ou filmes interessantes e agregadores.
  10. Aproxime-se mais da sua família.
  11. Sorria.

Se ligaram no Detox Emocional 17? Vamos juntos? Cada um fazendo a sua parte por um mundo melhor? Um beijo no seu coração e até a próxima coluna.

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