O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Fevereiro tem Carnaval: Cuidado! O coronavírus está por aí…

aretuza

Por que será que as pessoas só se movimentam quando estão diante de uma “possível” ameaça? Quero pegar um gancho no momento em que vivemos para fazer um convite às seguintes reflexões: Como está o seu autocuidado em relação à sua saúde? O que você pode fazer com os recursos que tem no momento, para cuidar ainda mais da sua saúde e manter o foco na prevenção?

Hoje vivemos a era do Coronavírus, mas independente disto, é possível perceber o desespero das pessoas sempre que alguma epidemia está para, talvez, acontecer. E somente nesses momentos que se preocupam em saber mais sobre os cuidados preventivos.

A mensagem que quero transmitir é que infelizmente, geralmente as pessoas só se preocupam com a sua saúde, do ponto de vista da prevenção, nestas condições. E somente procuram os serviços de saúde quando estão precisando, ou melhor, quando já existe alguma condição instalada.

Amores, o autocuidado é sinônimo de consciência, de autoresponsabilidade, de amor próprio, de autoestima…autovalor. Não estou dizendo que não devemos nos preocupar com as medidas preventivas específicas de cada doença, mas vou além: por que não viver com escolhas melhores no nosso dia a dia?

Dormir bem, comer de forma saudável e mais natural, evitar alimentos embutidos e industrializados, realizar atividades físicas regularmente, beber bastante água, utilizar filtro solar diariamente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, eliminar o açúcar, meditar, evitar ambientes aglomerados, evitar contato com pessoas gripadas, não compartilhar objetos de uso pessoal, levar bens as mãos, manter a caderneta de vacinação em dia, ter um padrão mental positivo perante a vida, fazer visitas regulares aos profissionais de saúde com o objetivo da prevenção…viver uma filosofia de vida alinhada com a espiritualidade.

Não precisa dar grandes saltos de um dia para o outro. Vá aos poucos, realizando pequenas substituições de comportamentos e na medida em que for ganhando consistência, vá ajustando mais um pouco. Assim, você realmente experimentará uma transformação em sua vida e não uma simples mudança de caráter temporário e inconsistente.

Uma sugestão maravilhosa: procure se preocupar só com o que você pode controlar e nós só podemos controlar a nós mesmos. Com efeito, direcione o seu foco e a sua energia no que você pode fazer por você. E lembre-se sempre de nunca esquecer que o conceito mais atual de saúde é sob o ponto de vista da integralidade, o que chamamos também de saúde holística, que envolve o pleno bem-estar físico, mental, biopsicossocial, emocional, energético e espiritual.

Vamos juntos?! Desejo leveza, saúde, qualidade de vida e longevidade a todos vocês. Tomem cuidado, porque além da era do coronavírus, outros vírus circulam por aí… Um beijo no coração de todos e até a próxima coluna!

Veja também
error: Content is protected !!