O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Semana 13: Detox Emocional – Medo do fracasso

Semana 13: Detox Emocional – Medo do fracasso - Aretuza Pires Lattanzi

Detox Emocional 13: Heveraldo é servidor público há 10 anos e possui uma linda carreira profissional em virtude do trabalho de excelência que exerce. Contudo, Heveraldo acredita que pode ir além e onde está hoje o deixa limitado. Mesmo com a plena consciência, mesmo com muitos sonhos e projetos, Heveraldo não consegue dar um passo a frente, pois tem medo de dar errado.

Amores, vamos pensar juntos? Heveraldo tem o famoso “medo do fracasso”, pensa mais no que ele tem a perder que a ganhar, além de ter um padrão de pensamento instalado de projeção de futuro negativa. Em outras palavras, ele possui distorção de pensamentos tentando adivinhar o que pode acontecer no futuro e sempre imaginando o pior cenário.

Vocês conseguem perceber como esse padrão trava a vida do Heveraldo e o consome com angústia e ansiedade?

Aretuza, ele tem culpa disso? Não….são crenças que foram se instalando ao longo da vida como fruto da sua criação e do ambiente de convívio. E está tudo bem…todo comportamento tem uma intenção positiva e essas crenças foram criadas inconscientemente como mecanismo de defesa.

Aí vocês me perguntam…tem como transcender? Sim, tem. Como? Através da reprogramação de pensamentos e da mudança de “mindset”. O principal já aconteceu que foi o reconhecimento que Heveraldo teve das suas competências e a tomada de consciência que existe algo que está o imobilizando – as suas crenças.

Tudo na vida se recupera, menos o tempo. Você não pode recuperar o ano de 2000, o de 2001, etc…portanto, não viva uma vida frustrada. Não existe fracasso, existe resultado. O quanto de energia você coloca nas coisas para obter o resultado previamente proposto? O quanto você se dedica? Será que você quer mesmo fazer algo novo?

Não estou falando para jogar tudo para o alto. Estou falando de planejamento, mas com execução. E antes de fazer qualquer coisa na vida, pergunte-se: isso tem congruência com a vida que quero ter e com os meus valores?

Práticas da semana contra o medo do fracasso? 1. Escolha algo que deseja muito fazer, mas sente medo de fracassar. 2. Pergunte-se, primeiramente, se existe congruência com os seus valores e com a vida que deseja ter. 3. Caso não, escolha outra coisa e siga o mesmo processo fazendo um funil até chegar ao que você realmente deseja. 4. Traga para o mundo da existência colocando no papel e fazendo um planejamento. 5. Até o final da semana, dê o primeiro passo e perceba como estará se sentindo. E assim por diante, vá dando os passos, sentindo, observando e comemorando a cada vitória.

Liberte-se da perfeição e mantenha-se focado na consistência de cada passo. Se gostou da coluna Detox Emocional 13, compartilhe com os amigos. Vamos juntos? Desejo leveza a todos vocês. Um beijo no coração e até a próxima coluna!

Veja também
error: Content is protected !!