Semana 10: Detox Emocional – Rigidez ou inflexibilidade

Semana 10: Detox Emocional – Rigidez ou inflexibilidade | Aretuza Pires Lattanzi

Detox Emocional 10: Carlos Antônio é uma pessoa que tudo em sua vida é 8 ou 80. Vamos pegar um exemplo específico. Ele é apaixonado por atividade física e pratica todos os dias religiosamente ao ponto de abrir mão de outros compromissos para isso, tais como viajar, sair com amigos, ter outro trabalho, estudar, etc. Como o mundo de Carlos Antônio gira em torno da sua rigidez, ele até reconhece e reclama diariamente de suas frustrações, mas não se flexibiliza para poder ter uma vida mais leve e plena.

Amores, vocês percebem como Carlos Antônio sofre com solidão e insatisfação, mas não consegue se libertar deste padrão?

Vamos entender melhor sobre isso? A rigidez e a inflexibilidade limitam as nossas relações e nos bloqueiam na busca de novos caminhos, pois colocamos em nossa mente regras e cobranças que, muitas vezes, nos fazem acreditar que um único caminho é o certo. Isso cria um padrão mental de comportamento de autopunição que só traz sofrimento e angústia quando algo não sai como programado. Praticar atividade física e ter metas é importante, mas fazer disso uma tortura não é congruente com a sua finalidade, que é proporcionar saúde e qualidade de vida. A imposição de regras, limites e horários seguindo um padrão rígido de comportamento, desgasta qualquer pessoa e/ou relação.

Mas Aretuza, como modificamos? Exercitando….lembra que sempre ressalto sobre a reprogramação mental? É isso: nós podemos transformar a nossa realidade transformando a nossa forma de pensar e de ver o mundo.

Se possuirmos uma rotina de exercícios com equilíbrio, o que há de errado em diminuir o tempo que se faz por dia ou deixar de fazer algum dia para que outras atividades possam se encaixar em nossa vida? No início pode até ser um pouco desconfortável, mas com o tempo, o desconforto passará. Ser flexível não quer dizer que não temos personalidade, mas sim que somos pessoas permissivas a mudanças, e isso é evolução. Pessoas flexíveis se frustram menos, são mais felizes e plenas. Ser flexível quer dizer que não somos os donos de uma única verdade, mas sim que vivemos em um universo de possibilidades e mudanças constantes. Isso também vai de encontro com a alta performance.

Práticas da semana contra a rigidez e a inflexibilidade: 1. Meditação. 2. Youtube: Monja Coen – Mudança é essencial. 3. Experimente coisas novas e se desafie. Você pode começar com as pequenas. 4. Pegue um hábito específico que tem e que pensa ser difícil modificar…exercite. 5. Observe e agradeça a sua evolução a cada dia.

Vamos juntos em nosso circuito de desintoxicação e alta performance? Quero saber como estão os resultados. Desejo leveza na alma para todos vocês. Espero que tenha se identificado com o Detox Emocional 10! Um beijo no coração e até a próxima coluna. Confira meu Instagram!