Semana 5: Detox Emocional – Perfeccionismo

 

aretuza 1

Detox Emocional 5: Guilherme desde criança é muito metódico, detalhista e comprometido com o que faz. Além disso, possui dificuldades em aceitar suas falhas, é extremamente resistente a críticas e nunca acredita que chegou lá. Amores, já deu para perceber o quanto o Guilherme sofre, não é?

Em consequência do seu padrão perfeccionista, Guilherme examina excessivamente todas as possibilidades para evitar que algo dê errado, é inflexível aos erros dos outros, tem dificuldade de trabalhar em equipe, não delega porque só confia no que ele mesmo faz e se pune exageradamente quando algo não sai como planejado. O perfeccionismo de Guilherme o paralisa também, concordam? Porque vive planejando…planejando…planejando…, e como ele quer tudo muito perfeito…. somente planeja e não sai do lugar, ou seja, não executa.

Quero convidar a todos que se identificaram com esse perfil para a seguinte reflexão: quando colocamos a nós mesmos um nível de perfeição inatingível, bloqueamos a manifestação de qualquer coisa que possamos denominar de “sucesso” de verdade, uma vez que nada é considerado de fato como sucesso. Além disso, não conseguimos realizar nada porque buscamos sempre o tal “padrão perfeito” que nós criamos para que algo saia do mental para o mundo da existência. Para começarmos a mudar isso precisamos exercitar diariamente o músculo da coragem. Lembre-se: nunca é tarde demais.

Quando abandonamos a sofrida necessidade da perfeição, ou melhor, o medo de não sermos perfeitos, descobrimos a verdadeira liberdade, a leveza e a alegria de viver. Não desistiremos mais antes de tentar. Não mais nos permitiremos fugir de tudo o que representa um desafio, não ficaremos mais presos em um estado de inércia e insatisfação que corrói a nossa alma. Não mais persistiremos em relacionamentos abusivos, assim como em um meio social que não nos acrescenta mais ou em uma carreira que não nos faz feliz.

Já deu para sentir como a nossa vida avança quando nos libertamos dessa programação mental do perfeccionismo, não é? Vamos juntos parar de perseguir o perfeccionismo e de evitar o fracasso a todo custo? Vamos reprogramar a nossa mente para termos mais ousadia, sermos mais corajosos e realizar mais?

Práticas da semana contra o perfeccionismo: 1. Escolha algo que nunca fez, mas que deseja muito. 2. Dê o primeiro passo, de onde você está e com o que você tem. 3. Comemore. 4. Se permita não ser perfeito. 5. Ria de você mesmo. 6. Mude o foco do que pode dar errado para o que pode dar certo (o que focamos se expande). 7. Veja o todo e não as partes. 8. Liberte-se dos erros e das imperfeições (são apenas julgamentos). 9. Comemore!

Depois me conta? Espero que tenham gostado do Detox Emocional 5! Um beijo no coração de todos e até a próxima coluna. Confira meu Instagram!

Leia também: Semana 4 – Detox Emocional: Crença de merecimento

Serra News

Serra News

O melhor portal de notícias da Região Serrana do Rio de Janeiro.