O portal de notícias que mais cresce na serra carioca.

Saíra-sete-cores: ave multicolorida comum no interior do Rio de Janeiro

Na coluna desta semana, vamos abordar o mundo colorido da saíra-sete-cores (Tangara seledon), que possui as cores verde, verde amarelado pálido, verde clara, azul turquesa, preto, turquesa e amarelo alaranjado.

Elas medem cerca de 13,5 centímetros de comprimento e pesam cerca de 18 gramas. A fêmea tem a plumagem bastante semelhante a do macho, mas com a coloração menos intensa, aparentando ter as cores mais apagadas. O individuo jovem é muito parecido com a fêmea, mas muito menos colorido do que os adultos.

Sua alimentação é basicamente frutífera, apreciando os frutos de palmeiras, goiaba, mamão, ameixa, caju e também de frutos silvestres como os frutos de urtiga e hamélia, além de bagas de bromélias. Alimenta-se também de insetos. Costuma frequentar comedouros com frutas em quintais, parques e jardins.

A saíra-sete-cores (Tangara seledon) pode ser encontrada em todos os estratos de Mata Atlântica, e também nas matas mais baixas do litoral (100 a 300 m de altitude), onde é mais frequente. Podemos encontrá-la em pares ou em bandos de até vinte indivíduos.

Procuram comida entre 9 e 25 metros acima do chão da Floresta, e também podem procurar em áreas de borda. É uma espécie muito comum no Sudeste brasileiro, mas o registro de sua ocorrência vai da Bahia ao Rio Grande do Sul, sudeste do Paraguai e nordeste da Argentina.

É interessante observar que está ave é muita ativa durante o forrageamento (enquanto come), realizando algumas acrobacias, pulando nos ramos e inclinando-se para baixo para inspecioná-los. Elas manipulam os frutos com o bico, removendo as sementes para poderão alcançar a polpa que é o seu alimento.

Saíra-sete-cores: ave multicolorida comum no interior do Rio de Janeiro
Registro da saíra-sete-cores em Macaé (RJ). Foto: Gabriel Monnerat

A foto de capa deste artigo foi realizada no distrito do Arraial do Sana, em Macaé (RJ), onde são muito comuns. A foto foi tirada em uma das pousadas locais, onde se espalham muitos comedouros, sempre cheios de frutos pelo jardim.

As saíras-sete-cores são ativas comedoras de frutos e importantes no processo de semear a floresta, já que dispersam muitas sementes pela mata enquanto se alimentam da polpa dos frutos. Essa atuação é imprescindível para a manutenção de espécies frutíferas nas matas, o que as tornam importantes para preservação, conservação e equilíbrio das florestas.

Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Thraupidae
Subfamília: Thraupinae
Espécie: Tangara seledon
Estado de Conservação: Pouco preocupante

Veja também
error: Content is protected !!